Amplificador MOSFET

Há quem goste de muita potência sonora e outras de baixa potência e muita qualidade, esse amplificador com MOSFET na saída reune o melhor da qualidade e muita potência, isso quer dizer amplifica o som sem distorção, ou com muito pouca distorção.

Nesse esquema, os componentes que podem ser os mais difíceis são os transistores de saída, por se tratar de transistores de efeito ce campo, mas nada que não possa ser substituído por equivalentes existentes no mercado especializado.

A bobina L1 deverá ser “fabricada” pelo montador e os demais componentes são comuns no mercado espacializado, cuidados para não soldar transistores, o diodo ou os capacitores de forma incorreta, eles tem polaridade certa e se forem invertidas os demais componentes podem ficar danificados, além do próprio componente que foi ligado errado.

Essa não não uma montagem para amadores, envolve tensão média e corrente média, e não permite nenhum tipo de erro, embora possam ser usados componentes com até 5% de tolerância em relação ao valor sugerido.

Não fiz desenho da placa de circuito impresso, conforme já relatei em outros textos, eu uso uma matriz “ilhada” e faço meus testes e depois desmonto e reaproveito os componentes em outra montagem, então sem chanche de disponibilizar as placa de circuito impresso, segue a lista de componentes.

R1 – 2k7.
R2,R3 – 47K.
R4, R5 – 3K9.
R6 – 1K2.
R7 – 32K.
R8, R10, R11 – 100R.
R9 – 15K.
R12 56R.
R13, R14 – 560R.
R15, R16 – 12R x 5W.
Bobina (ver texto).
C1 – 2,2 uF.
C2 – 330 pF.
C3 – 56 uF.
C4, C10, C11, 12 – 0.1 uF.
C5 – 0.01 uF.
C6, C7 – 33 pF.
C8, C9 – 220 uF.
TR1, TR2 – BC558.
TR3, TR4 – BD 139.
TR5 – TIP 42.
TR6 – K1058 (ou outro FET de potência canal N).
TR7 – J162 (ou outro FET de potência canal P).
D1 – 1N4007.
VR – 1K.
A fonte de alimentação deve ter 35 a 60 volts, a fonte deve ser simétrica, para leigos digo que deve ter em relação ao “massa” tensão positiva e tensão negativa.

L1 é feita de 20 espiras de fio 16 AWG (fio esmaltado) sobre forma de 1 centímetro.

A potencia de saída é da ordem de 100 watts RMS com impedância de saída de 8 ohms, e 150 watts RMS com impedância de saída de 4 ohms, a sensibilidade de entrada é de 1V RMS, essas características são válidas para tensão simétrica de 50 volts.

ibytes_amplif_mos_fet

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.