Ibytes Web Site

Redutor de Tensão

Quem gosta de mexer com eletrônica sempre vai juntando alguma sucata, opa, sucata para aqueles que não gostam de passar o tempo tentando desvendar os segredos da eletrônica, para quem é do ramo sucata é fonte de componentes ou material didático.

Discussões à parte, a verdade é que às vezes temos muita coisa aproveitável, mas não se encaixa perfeitamente nas características de um segundo circuito, então o jeito é deixar no canto e esperar que a “dona Maria” não passe por perto e resolva dar de mão beijada para o lixeiro, ou quem sabe para o catador de reciclável.

Atualmente o que mais existe é fonte de impressora HP espalhada nas sucatas, e uma fonte chaveada custa uma graninha legal, o problema é que praticamente não existe aplicação para essas fontes porque elas têm em sua saída em torno de 35 volts, outras têm uma saída com 18 volts e uma saída com 30 volts.

São poucos os aparelhos que funcionam com tensão em torno dos 30 volts, e se ligar direto os 30 volts num aparelho que deve ser alimentado por 12 volts, com certeza que ele vai ficar tostado e nem vai sair aquele cheirinho de churrasco.
O circuito que proponho é bem simples, sua função é reduzir o nível da tensão de entrada que pode ser de 18 a 35 volts e deixar com 13,2 volts na saída, então será possível alimentar qualquer equipamento que é alimentado por 12 volts.

Obviamente que devemos respeitar a capacidade de corrente, no caso das fontes de impressoras da HP são mais ou menos 2 ampères, obviamente que existem outros tipos de fontes, mas esse circuito pode ser utilizado, e se a fonte não tiver mais de 35 volts de entrada não é preciso alterar nada.

O primeiro passo é descobrir qual a polaridades dos fios da fonte que será aproveitada, corte os soquetes pois eles serão desnecessários, descasque pelo menos um centímetro de cada fio, use um multímetro e meça a tensão e marque a polaridade, meu truque para não criar confusão é dar um nó no fio positivo, mas existem fios que tem uma faixa mais clara para indicar a polaridade.

A entrada de tensão é ligada num regulador do tipo 7812, os 3 diodos ligados ao pino 2 estão em série e tem como função aumentar um pouco a tensão de saída, já que 12 volts de saída com a queda de 0,6 volts proporcionada pelo 2N3055 ficaria em 11,4 volts, e o normal dos aparelhos alimentados por 12 volts é na verdade 13,2 volts.

Dessa forma temos (12+1,8) – 0,6 = 13,2, portanto, 13,2 volts é a tensão de saída, como geralmente as fontes de impressoras não tem muito mais do que 2 Ampères apenas um transistor 2N3055 é o suficiente, convém usar um radiador de calor no transistor.

Para fontes que tem capacidade maior de corrente devem ser colocados mais transistores 2N3055, para cada 5 Ampères um transistor, no datasheet é informado que o transistor 2N3055 suporta 15 Ampères, mas é de pico e não de trabalho contínuo.

Mas, o que pode dar errado? Tudo pode dar errado ser for feito alguma coisa errada, é frequente eu receber reclamações sobre circuitos que não funcionam, é que às vezes a vontade é tamanha que são esquecidos os detalhes mais básicos.

Transistores, diodos, circuitos integrados, capacitores polarizados e tensão contínua tem local certo para ser ligado, por isso antes de sair soldando componentes estude-os para saber onde deve ser soldado cada terminal.

Na hora de ligar a alimentação no aparelho também é preciso saber qual a polaridade da tensão para ligar corretamente, bem, mais simples impossível, observe o esquema abaixo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.