Ibytes Web Site

Transmissor MP3/MP4

Esse projeto surgiu depois que foi feita uma gincana, a tarefa tinha um grau de dificuldade quase impossível na ótica do pessoal que criou essa tarefa.

O pessoal envolvido teria que somar o máximo de pontos em outras tarefas, pois a tarefa cada tarefa deveria ser realizada num fim de semana, outras tarefas não envolviam nada parecido, mas a tarefa chave valia muitos pontos.

A tarefa era fazer com que 10 carros executassem uma música escolhida previamente, teria que ser a música completa e sincronizada, não podia existir atrasos no som, a execução não tinha hora exata marcada, seria entre 15 e 17 horas, e a ordem de realização da tarefa seria por sorteio no dia da prova e seria solicitado por um dos organizadores a ser definido por sorteio.

É fácil executar um CD num carro parado, em dois carros, até mesmo a mesma música, mas 10 carros sincronizados com o mesmo som é difícil demais, talvez até impossível, a não ser que fosse de uma rádio comercial, mas como conseguir que a rádio executasse a música pré escolhida e exatamente no instante que fosse solicitada?

Fui procurado para “dar uma idéia”, e fui logo dizendo que não existia dificuldade alguma no que desejavam, era só pegar um rádio e reproduzir o som que um dos carros estivesse executando e estaria feita a tarefa, mas tinha um porém que eu não sabia, não poderia ser utilizado rádio-amador, PX, ou alguma coisa parecida, as regras eram bem claras: nenhum aparelho comercial poderia ser utilizado na realização da tarefa, então só restava a criação do aparelho, e foi criado o transmissor para MP3, MP4 e Ipod.

Não existe nada de extradiornário, é apenas um transmissor de FM alimentado pela bateria do carro, com a possibilidade de alimentar também o Player de MP3 com a bateria do carro, evitando ter que comprar baterias ou carregar a bateria do player (mp3, mp4 ou Ipod) periodicamente.

Depois de montado o circuito, o ajuste de onde vai ficar a transmissão é feita no C3, não faça ajustes com chave de fenda ou objetos metálicos, porque a sintonia fica diferente do local onde foi feito o ajuste, os ajustes que faço de RF eu utilizo uma placa de fenolite em forma de chave de fenda miniatura, o resultado é bom e coloco na frequência onde desejo.

A destacar apenas os capacitores C3 e C4 que fazem o acoplamento do sinal originado no player, e o ajuste de volume de transmissão sem distorção no áudio é feito no próprio player.

Convém adquir um pugle igual a saída do seu player e uns dois metros de fio estéreo para confecionar um novo cabinho de áudio para não cortar os fios do seu fone de ouvido, porque esse tipo de fio é bem frágil e de difícil soldagem,
principalmente para iniciantes.

Para fazer a sintonia de transmissão, sintonize o receptor numa frequência livre da faixa de frequência modulada (FM).

A sintonia é feita normalmente em qualquer rádio que sintonize FM, a transmissão é em amplitude modulada e o sinal captado é mono, mas o que importa é que pode ser criado uma potência absurda com alguns carros sintonizados no transmissor e executando a mesma música, quem se importa se o som é mono ou se é estéro quando o que querem mesmo é
fazer bagunça?

Abaixo está o diagrama eletrônico do circuito, é só montar e aproveitar o que pode ser feito com ele.


Q1 = BF 494 (transistor amplificador e oscilador de rádio frequência (NPN)
Q2 = TIP 31 (transistor NPN de média potência)
Q3 = BC 337 (transistor NPN de baixa potência)
D1 = 1N4619 (diodo zenner para 3 volts)
C1 = 6,8 pF (capacitor de disco cerâmico)
C2 = 4700 pF (4k7) (capacitor de disco cerâmico)
C3 = capacitor variável de 10 a 60 pF
C4 = 82K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
C5 = 82K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
C6 = 100K pF (capacitor de disco cerâmico ou poliéster metalizado)
L1 = 5 voltas de fio esmaltado 18 AWG sobre forma de 8 mm com núcleo de ar
R1 = 56 ohms (56R) (preto, verde, marrom, quarta faixa não importa)
R2 = 4700 ohms (4K7) (amarelo, violeta, vermelho, quarta faixa não importa)
R3 = 3900 ohms (3K9) (laranja, branco, vermelho, quarta faixa não importa)
R5 = 10000 ohms (10K) (marrom, preto, laranja, quarta faixa não importa)
S1 = Chave Liga-Desliga Mini
1 pugle estéreo igual a saída de áudio do player
2 metros de fio blindado estéreo para confecionar um novo cabo de áudio.

Se pretender alimentar o player com esse circuito, utilize fios em preto e vermelho, finos e flexíveis para fácil manuseio e identificação, lembrando que o padrão é preto para o fio negativo e vermelho para fio positivo.

Obs: Não ligue a player diretamente na bateria, o player é alimentado com uma ou duas pilhas, ou seja, 1.5 volts ou 3.0 volts respectivamente.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.