Este é um esquema de uma fonte bem simples, o circuito pode ser utilizado para carregar baterias de dispositivos USB, até mesmo alimentar diretamente dispositivos USB nos quais a bateria não aceita mais carga.
A retificação é feita em onda completa com diodos de baixa corrente, um resistor de 2 ohms é o limitador que faz com que a corrente do transformador seja “amaciada”, isso facilita a filtragem que é feita por um capacitor de 1000 uF e a regulagem que é feita por um diodo zener de 5 volts, note que o resistor de 270 ohms tem como função evitar que a tensão gere picos que poderiam levar riscos nos dispositivos USB.
O transformador pode ser escolhido de acordo com a tensão da rede de energia elétrica e ter saída de no máximo 12 volts com no mínimo 50 mA de corrente.
Não tem como errar, é só observar a posição dos diodos e do capacitor eletrolítico.
Todos os componentes admitem valores com tolerância de 10%, menos o diodo zener de 5 volts, caso desejar fonte de outra tensão, é só escolher o diodo zener de acordo com sua intenção.
O resistor de 2 ohms deve ser de 1 watt, demais resistores podem ser de 1/8 de watt, os diodos podem ser substituídos por outros equivalentes que possam executar a função de retificador.