Quando pensei em comprar um aparelho da Nokia não sabia de todos os recursos que podiam ser utilizados, até achei que não ia conseguir comprar, mas felizmente deu certo e eu tenho um aparelho Nokia para fazer minhas besteiras e também utilizar no trabalho, entre tantos, optei por escolher um aparelho levando em conta o custo e também o benefício, então, adquiri um N95, daqueles que deram início a série.
Não vou abordar câmera, player de filmes e afins, o tema hoje é algo de utilidade visando economia, sim, muita economia, a ideia é usar o cliente SIP que vem integrado aos aparelhos da série E, como o E61, e61i, E51 e o E71, mas também vem em alguns aparelhos da série N, como o N82 e o N95.
O cliente sip da Nokia vem integrado ao sistema e oferece algumas vantagens em relação ao Fring, se configurado corretamente é possível usar qualquer serviço que utilize o protocolo SIP.
Depois de configurado, ele fica integrado ao sistema, inclusive fica aparecendo a opção chamada de internet ao discar para qualquer número, então é possível escolher entre fazer uma chamada de voz normal, ou fazer uma chamada de internet e falar através de um cliente SIP.
Para quem é incrédulo, vai dizer que o Fring faz a mesma coisa, sim faz mesmo, mas a qualidade do áudio não é nada boa, além disso, as conexões caem muito, fazendo com que as ligações sejam interrompidas ou exista o corte de áudio.
Mas o que considero uma vantagem muito grande é autonomia da bateria, pois o Fring mantém a conexão sempre aberta e vai fazendo verificações do estado da conexão, por isso existe tráfego de dados continuamente, mesmo sendo pequeno, mas ao longo do tempo é uma quantidade de dados considerável, por isso esgota a bateria em poucas horas, no meu caso, pouco mais de quatro horas sem Wi-Fi, pois utilizo acesso 3G.
Mesmo que tivesse que ficar perto de uma rede Wlan, já seria muito bom, mas isso permite que se seja feito uso do VoIP para originar e também para receber ligações como se fosse um aparelho celular normal.
Quem conhece o sistema VoIP sabe que a economia com ligações pode chegar a 90%, porque na prática, é utilizado um telefone fixo para fazer as ligações, obviamente que, dentro do possível, evita-se ligar para telefone celular, mesmo assim, o valor do minuto é aproximadamente a metade do valor cobrado pelas operadoras.
Claro que você pode e deve divulgar seu número de telefone VoIP para seus contatos, assim você passará a receber ligações no seu celular através de um número fixo, onde será paga uma tarifa para um telefone fixo, mas você atenderá no seu aparelho celular.
Não é preciso dizer que a economia em ligações será considerável, justificando pagar um pouco mais por um aparelho que tenha cliente sip, e obviamente, ter um plano de dados ilimitado.
Um detalhe interessante é que o cliente sip só funciona com 3G “real”, explico esse real: você contrata um plano 3G da operadora, mas não é em todo lugar que existe sinal 3G suficiente, sendo assim, automaticamente, a conexão 3G muda para 2G ou EDGE ou GPRS até que o nível do sinal seja o suficiente para ser o 3G “real”.
Esse detalhe me fez perder um bom tempo “tentando configurar” o cliente sip no meu Nokia N95, na verdade, já estava configurado e eu nem sabia, embora não funcionasse, nem mesmo registrava na rede quando estava em EDGE, note esse detalhe na barra do sinal de RF do celular.
A configuração é simples:
Primeiro é preciso criar um perfil SIP, isso se faz indo a Ferramentas > Configs. > Conexão > Configurações SIP.
Inicialmente ele mostra que não existe perfil SIP, mas ao escolher Opções > Novo perfil SIP > Usar perfil padrão, é criado um perfil sip, e então é só ir digitando os dados conforme sugestão a seguir:
Na tela principal, dê um nome para indicar o perfil, deixe a opção Perfil de serviço em IEFT, na opção Ponto de acesso padrão escolha o nome da conexão que será usada para o VoIP, pode ser uma conexão 3G ou uma conexão Wi-Fi.
A configuração do serviço: como uso o Vono, vou dar exemplo do que uso, em Nome público de usuário deve ser sip:seulogin@vono.net.br e as opções Usar compressão e Usar segurança devem ficar desativadas, o Registro > Sempre ativado se é pretendido que o serviço seja usado com freqüência.
A opção Servidor proxy só deve ser preenchida se for utilizar o acesso através de uma rede Wi-Fi empresarial, neste caso, o uso do proxy é obrigatório, para outros casos o campo deve ficar em branco, detalhe: a opção Servidor de registro abre um menu adicional com as configurações de autenticação do serviço, que são as seguintes:
Endereço serv. reg: sip:vono.net.br, em domínio vono, a porta é 5060, e para evitar falhas e interrupções nas ligações, em Tipo de transporte marque a opção UDP, pressione em voltar e no menu de configurações, localize a opção Telefone Internet e em escolha Opções > Novo Perfil, o nome pode ser o mesmo o mesmo nome do perfil criado no início da configuração.
Quase tudo pronto, vá até o gerenciador de conexões, é em configurações, acesse o Comunic. Tel. Internet, note que esse serviço por padrão estará desconectado, escolha opções e escolha Conectar ao serviço, reinicie seu aparelho e estará tudo funcionando, como detalhe adicional, se tiver escolhido a opção registro manual, será preciso fazer a ativação manual do serviço, caso contrário, automaticamente o serviço sip é iniciado.