A Memória USB Flash Drive é chamada simplesmente de Pen Drive, o Pen Drive é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash, a fisionomia de um Pen Drive é semelhante à um chaveiro e sua ligação é na porta USB do computador.
A principal função dos Pen Drives é transportar dados digitalizados de forma prática, rápida e a baixo custo, como existem Pen Drives com várias capacidades, a escolha pelo modelo ideal não fica difícil, sem contar que o preço despencou nos últimos tempos.
Existem Pen Drives com capacidades de armazenamento de 64 MB a 8 GB, a velocidade de transferência de dados varia dependendo do tipo da porta USB de entrada.
Nas portas USB 1.1 a velocidade de transferência varia de 1.5 a 12 Mbits/s, parece pouca velocidade, mas para muitos casos já é o suficiente, melhor que instalar um CD-ROM ou até mesmo gravar um CD-RW, um PenDrive é colocado no bolso, no
chaveiro, enfim, não ocupa praticamente lugar algum, e pode ser conectado em qualquer computador com porta USB.
As portas USB 2.0 podem transferir até 480 Mbit/s, mas apesar do USB 2.0 poder transferir dados em até 480 Mbit/s, as flash drives estão limitadas pela largura de banda da memória nelas contida, por isso a velocidade máxima real é de aproximadamente 100 Mbits/s.
Em condições ideais as memórias flash podem armazenar informações digitais durante 10 anos.
Aparência interna do USB Flash Drive é semelhante a um módulo de memória.
Os fabricantes mais conhecidos de memórias flash são: Kingston, Corsair, SanDisk, HP, Sony, Markvision, Extralife , LG e Toshiba.
Quando um Pen Drive é encaixado na porta USB, ele se comporta como se fosse um disco removível, fazendo a mesma função de um disco rígido ou disquete.
Nos computadores com sistema operacional Windows XP ou com as versões recentes do Linux ou MacOS, o Pen Drive é reconhecidos automaticamente como dispositivos de armazenamento removível.
Nos sistemas operacionais mais antigos é necessário instalar um pacote de software chamado device driver, que é um pacote específico para o dispositivo utilizado, e que permite ao sistema operacional reconhecê-lo cada vez que é conectado.
Existem alguns device drivers anunciados como genéricos ou universais para Windows 98, mas nem sempre funcionam bem com qualquer dispositivo, por isso, o certo é utilizar o software específico.
Existem modelos de Pen Drive que podem reproduzir música no formato MP3 e até sintonizar FM.
Mas tudo tem preço, esses modelos são bem mais caros, volumosos e mais pesados, e utilizam uma pilha interna geralmente no tamanho AAA, o que é um inconveniente, já pensou se a pilha termina quando está transferindo dados?