Uma EPROM pode ser programada pelo usuário, podendo, além disso, ser apagada e reprogramada quantas vezes forem necessárias.
Uma vez programada, a EPROM comporta-se como memória não-volátil que reterá os dados nela armazenados indefinidamente.
Uma vez que uma célula da EPROM tenha sido programada, é possível apagá-la expondo à radiação ultravioleta, aplicada através da janela do chip.
Esse processo de apagamento requer uma exposição de 15 a 30 minutos aos raios ultravioletas, infelizmente não há como apagar células selecionadas.
A luz ultravioleta apaga todas as células ao mesmo tempo, de forma que, após a exposição, a EPROM estará novamente armazenando apenas uns (1), e uma vez apagada, a EPROM pode ser reprogramada.
As EPROMs estão disponíveis numa faixa bem ampla de capacidade e tempos de acesso, dispositivos com capacidade de 128K x 8 com tempo de 45 nano segundos são muito comuns e até já bem ultrapassados.