Arquivos Deletados

Certa vez fui chamado a uma empresa, o objetivo era fazer um milagre, o milagre era o de recuperar planilhas e documentos que uma funcionária recém contratada tinha colocado na lixeira e depois limpou a lixeira.

O gerente não teve o cuidado de verificar se a nova funcionária entendia mesmo do que se propusera a fazer como sua tarefa diária no trabalho, bem, azar o de todos eles, saí de lá como se fosse mágico, mas na verdade não existe mágica alguma, o que existe é o saber como funcionam as coisas.

Até a versão do MS-DOS 6,22 os arquivos eram apagados com o comando DEL, e não podiam ser recuperados, mas quem sabia do comando UNDELETE recuperava os arquivos, a partir do MS-DOS 7, que é o windows, quando um arquivo é enviado para a lixeira ele é marcado como excluído, mas ele ainda fica visível para o usuário, pois apenas foi reservado para ser apagado mais tarde, ou quem sabe ser recuperado se o usuário se arrepender.

Quando um determinado arquivo está na lixeira, são usadas as teclas SHIFT+DEL ou um comando do mouse para que o Windows apenas marca no Hard Disk que tal arquivo foi deletado, essa marcação faz o arquivo ficar invisível para o usuário, mas o arquivo que “foi deletado” continua ocupando o mesmo espaço no Hard Disk até que outro arquivo seja gravado exatamente naquele espaço.

Se um novo arquivo for gravado no Hard Disk, é possível que ele seja gravado por cima de algum arquivo deletado, ou melhor, marcado como deletado, e caso isso aconteça, é dito que o arquivo antigo foi subscrito, e parte ou toda a informação desse arquivo é perdida.

Para quem é mais saudosista, o processo é muito parecido ao de regravar uma fita VHS, o vídeo antigo continua na fita VHS até que outro vídeo seja gravado por cima.

A mesma situação vale para os arquivos que são apagados pela formatação, porque na formatação o sistema operacional só marca os arquivos como todos deletados.

Se o arquivo não estiver sido subscrito, o método de recuperação é simples, é só marcar os dados como visíveis e os arquivos estarão recuperados e podem ser copiados ou movidos.

Existem programas gratuitos que fazem esse tipo de trabalho, um desses programas é o PCI File Recovery, obviamente que existem outros bons programas, alguns pagos e outros gratuitos, o que indico aqui, até a data atual é FREE.

Dê uma busca no Google e você encontrará local para baixar o programa citado.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.