Certa vez fui chamado a uma empresa, o objetivo era fazer um milagre, o milagre era o de recuperar planilhas e documentos que uma funcionária recém contratada tinha colocado na lixeira e depois limpou a lixeira.
O gerente não teve o cuidado de verificar se a nova funcionária entendia mesmo do que se propusera a fazer como sua tarefa diária no trabalho, bem, azar o de todos eles, saí de lá como se fosse mágico, mas na verdade não existe mágica alguma, o que existe é o saber como funcionam as coisas.
Até a versão do MS-DOS 6,22 os arquivos eram apagados com o comando DEL, e não podiam ser recuperados, mas quem sabia do comando UNDELETE recuperava os arquivos, a partir do MS-DOS 7, que é o windows, quando um arquivo é enviado para a lixeira ele é marcado como excluído, mas ele ainda fica visível para o usuário, pois apenas foi reservado para ser apagado mais tarde, ou quem sabe ser recuperado se o usuário se arrepender.
Quando um determinado arquivo está na lixeira, são usadas as teclas SHIFT+DEL ou um comando do mouse para que o Windows apenas marca no Hard Disk que tal arquivo foi deletado, essa marcação faz o arquivo ficar invisível para o usuário, mas o arquivo que “foi deletado” continua ocupando o mesmo espaço no Hard Disk até que outro arquivo seja gravado exatamente naquele espaço.
Se um novo arquivo for gravado no Hard Disk, é possível que ele seja gravado por cima de algum arquivo deletado, ou melhor, marcado como deletado, e caso isso aconteça, é dito que o arquivo antigo foi subscrito, e parte ou toda a informação desse arquivo é perdida.
Para quem é mais saudosista, o processo é muito parecido ao de regravar uma fita VHS, o vídeo antigo continua na fita VHS até que outro vídeo seja gravado por cima.
A mesma situação vale para os arquivos que são apagados pela formatação, porque na formatação o sistema operacional só marca os arquivos como todos deletados.
Se o arquivo não estiver sido subscrito, o método de recuperação é simples, é só marcar os dados como visíveis e os arquivos estarão recuperados e podem ser copiados ou movidos.
Existem programas gratuitos que fazem esse tipo de trabalho, um desses programas é o PCI File Recovery, obviamente que existem outros bons programas, alguns pagos e outros gratuitos, o que indico aqui, até a data atual é FREE.
Dê uma busca no Google e você encontrará local para baixar o programa citado.