Ibytes Web Site

Delimitação de Faixas

Como o meio físico é compartilhado por vários transmissores, existe o problema da interferência quando estes possuírem potência suficiente e estiverem operando na mesma região do espectro.

Para evitar este problema a utilização do espectro é regulamentado por agências governamentais, e no Brasil é proibida qualquer transmissão que tenha potência maior que 50 miliwatts, existe quem diga que a distância maior permitida é 50 metros, em todo caso, é proibido transmitir sem autorização do governo.

Para evitar que curiosos como eu causem interferências nos sistemas de comunicação, é proibido transmitir, para quem tiver autorização para transmitir, poderá transmitir no espectro de frequências que foi internacionalmente regulamentado e dividido em regiões com finalidades bem definidas.

Por exemplo, a faixa de frequências destinadas a radiodifusão em amplitude modulada (AM) é de 600 a 1600 KHz, a faixa de frequências destinadas a radiodifusão em freqüência modulada (FM) é de 88 a 108 MHz.

De particular interesse são as faixas ISM (Industrial, Scientific and Medical), que vão de 902 a 928 MHz, de 2400 a 2483 MHz e 5725 a 6850 MHz, são faixas reservadas para transmissão de dados, e podem ser usadas livremente sem licença para potências de transmissão menores que um Watt.

É esse o motivo de não precisar de licença para ter uma placa wireless ou um roteador compartilhando o sinal nas faixas de frequências acima citadas, desde que estejam sendo utilizados equipamentos homologados.

Não se aplica aos dias atuais, mas foi devido a falta de recursos técnicos que o espectro de frequências das regiões reservadas para o uso em comunicação de dados foram limitadas em largura de faixa.

Por isso a informação a ser transmitida, que é a informação que modula a portadora, não pode possuir uma freqüência tal que o sinal modulado ultrapasse a região reservada a ele.

O fato de não existirem fios ligando os dispositivos de comunicação permite que estes ofereçam mobilidade, e para explorar esta vantagem é muito importante o baixo consumo nos transmissores e também nos receptores, para que estes possam ser alimentados com baterias pequenas.

O consumo é uma dificuldade decorrente desta característica, mas também é uma necessidade monitorar a localização do dispositivo de comunicação dentro das áreas de cobertura do sistema de comunicação, para que possa ser possível manter o contato onde ele estiver.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube