Delimitação de Faixas

Como o meio físico é compartilhado por vários transmissores, existe o problema da interferência quando estes possuírem potência suficiente e estiverem operando na mesma região do espectro.

Para evitar este problema a utilização do espectro é regulamentado por agências governamentais, e no Brasil é proibida qualquer transmissão que tenha potência maior que 50 miliwatts, existe quem diga que a distância maior permitida é 50 metros, em todo caso, é proibido transmitir sem autorização do governo.

Para evitar que curiosos como eu causem interferências nos sistemas de comunicação, é proibido transmitir, para quem tiver autorização para transmitir, poderá transmitir no espectro de frequências que foi internacionalmente regulamentado e dividido em regiões com finalidades bem definidas.

Por exemplo, a faixa de frequências destinadas a radiodifusão em amplitude modulada (AM) é de 600 a 1600 KHz, a faixa de frequências destinadas a radiodifusão em freqüência modulada (FM) é de 88 a 108 MHz.

De particular interesse são as faixas ISM (Industrial, Scientific and Medical), que vão de 902 a 928 MHz, de 2400 a 2483 MHz e 5725 a 6850 MHz, são faixas reservadas para transmissão de dados, e podem ser usadas livremente sem licença para potências de transmissão menores que um Watt.

É esse o motivo de não precisar de licença para ter uma placa wireless ou um roteador compartilhando o sinal nas faixas de frequências acima citadas, desde que estejam sendo utilizados equipamentos homologados.

Não se aplica aos dias atuais, mas foi devido a falta de recursos técnicos que o espectro de frequências das regiões reservadas para o uso em comunicação de dados foram limitadas em largura de faixa.

Por isso a informação a ser transmitida, que é a informação que modula a portadora, não pode possuir uma freqüência tal que o sinal modulado ultrapasse a região reservada a ele.

O fato de não existirem fios ligando os dispositivos de comunicação permite que estes ofereçam mobilidade, e para explorar esta vantagem é muito importante o baixo consumo nos transmissores e também nos receptores, para que estes possam ser alimentados com baterias pequenas.

O consumo é uma dificuldade decorrente desta característica, mas também é uma necessidade monitorar a localização do dispositivo de comunicação dentro das áreas de cobertura do sistema de comunicação, para que possa ser possível manter o contato onde ele estiver.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.