Ibytes Web Site

A Invenção do Rádio

Depois que foram feitas descobertas muito significativas da indução e da condução elétrica, os cientistas começaram a testar a condução com diferentes meios e aplicando a eletricidade em diversos tipos de maquinaria.

Os estudantes e cientistas daquela época trabalharam para aplicar as recentes descobertas e explorar os parâmetros das propriedades.

Depois que a teoria da condução em água foi provada, novas teorias foram surgindo sobre a condução através do ar.

E em 1887, um alemão chamado Heinrich Hertz foi a primeira pessoa a provar que a eletricidade viaja através da atmosfera em forma de onda, iniciava-se experiências no sentido de transmitir dados através de ondas de rádio.

Hertz conseguiu demonstrar que os condutores elétricos transmitem as ondas, mas os elementos não condutores simplesmente deixam a onda atravessar o meio.

O Hertz também provou que a velocidade da luz e a velocidade das ondas de rádio eram iguais, e também o fato que era possível retirar as ondas elétricas e magnéticas dos cabos e radiá-los.

Hertz serviu de inspiração para muitos outros pesquisadores que tentaram duplicar as suas descobertas e desenvolve-las.

Os inventores do planeta inteiro validaram as experiências de Hertz, e em seguida o planeta preparou-se para uma nova era com o rádio, era a transmissão sem fios das ondas eletromagnéticas.

Guglielmo Marconi era um inventor italiano e estava muito intrigado pelas publicações de Hertz dos seus resultados e passou a fazer suas próprias experiências.

Em suas experiências, Marconi era capaz de enviar mensagens sem fios a uma distância superior a dez milhas com um equipamento de rádio patenteado através do canal inglês.

No final de 1901, o Marconi e seus assistentes construíram um receptor sem fios em Newfoundland e esse receptor captou um fraco sinal em código Morse da letra “S” que atravessou todo o Oceano Atlântico, esse sinal foi enviado por um colega de Marconi que estava na Inglaterra.

O resultado desta experiência provava que sinais sem fios literalmente curvavam a terra, passando a linha do horizonte.

Nem Marconi conseguiu explicar como isto tinha acontecido, mas ele conseguiu com muito sucesso a primeira e a verdadeira comunicação de longa distância, e a partir daquele momento, o mundo da comunicação nunca mais foi o mesmo.

Atualmente sabemos que a radiação solar forma uma camada de partículas de gás ionizado aproximadamente a uma centena de milhas acima da superfície terrestre.

Esta camada que é chamada de ionosfera, reflete ondas de rádio de volta à terra, e subsequentemente a onda em seguida é refletida de volta à ionosfera, este processo repete-se até a energia da onda seja dissipada.

Outro pesquisador com o nome Reginald Fessenden conseguiu desenvolver mais proezas que Marconi, e tornou-se a primeira pessoa a criar a banda de onda de rádio de fala humana.

A importância disto foi sentida mundialmente, e partir desta descoberta a transmissão de sinais através do rádio não ficava limitada a códigos de telégrafo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.