Antena Para 850 MHz

Num dos meus passatempos favoritos, montei uma antena para 850 MHz, que é a faixa mais baixa onde existe radiofrequência modulada com sinais 3G, ou seja, o sinal de rádio transporta o sinal 3G, poderia dizer que é uma antena 3G, mas 3G não é freqüência, portanto antena 3G não existe, 3G é um tipo de modulação que é embutido no sinal de radiofrequência  então o alvo para calcular a antena é a freqüência de operação do modem, que no caso é 850 MHz.

Existem algumas chamadas na internet ofertando antenas 3G, o problema é a forma como eles vendem essas antenas, eles vendem para a tecnologia e não para a radiofrequência.

Além disso, sou mão de vaca assumido, não tenho coragem de pagar mais de R$ 300,00 por uma antena se eu sei como fazer, afinal, dinheiro não caí do céu nem o cavalo deixa cair no pasto.

Para fazer uma antena direcional, usei um pedaço de 60 cm de alumínio de 1×1 cm, que serviu de gôndola, 1 metro de “tirinhas” de alumínio, a maior delas ficou com 17,3 cm por 0,4 cm, é o refletor da antena, na verdade, fui na serralheria de um amigo e juntei pedaços de alumínio que seriam “dispensados”.

Acho que pelo desenho mostrado abaixo, qualquer comentário é totalmente desnecessário, note que a gôndola de 60 cm prevê a utilização da antena com uma parábola visando aumentar o ganho.

Os cuidados maiores são com as medidas, que devem ser exatas, a disposição dos elementos também deve ser correta, com altas frequências qualquer dois ou três milímetros fora de posição pode colocar todo o projeto a perder.

Essa antena é uma antena Yagi de cinco elementos, o dipolo é do tipo dipolo aberto, o cálculo é feito para espaçamento frouxo, isso dá um bom ganho e não é muito exigente em termos de diretividade.

Outro detalhe importante é o cabo coaxial, ele deve ser de boa qualidade, preferencialmente flexível, mas com blindagem 100% boa, a flexibilidade é para que não seja difícil de manusear, a exigência por boa qualidade é para não haver perdas entre antena e o modem.

Outro ponto a ser considerado é a conexão entre o cabo coaxial e o modem, é o ponto onde podem existir as maiores perdas de sinal, inclusive com risco de curto-circuito do sinal de RF, por isso adquira os conectores de acordo com seu modem, e por último, se não sabe o que deve ser feito, nem comece a fazer.

O modem 3G é extremamente delicado e sensível, desligue-o ao soldar fios conectados a ele.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.