Parâmetros das Antenas

A medida mais comum para expressar o ganho de uma antena na frequência acima de 1Ghz é dBi (dB isotrópico) e não é raro que o i seja desconsiderado ou esquecido, mesmo sendo importante.

A realidade é que uma antena isotrópica não pode ser fabricada nos dias atuais, mas o uso do calculo tem grande utilidade, pois se compararmos várias antenas com o mesmo valor básico de 0 dBi (zero dBi) também podemos comparar todas antenas entre si, mas com o valor dB só é possível comparar a antena dentro do mesmo sistema.

Quando o assunto é antenas e ganho de antenas, são tantos os detalhes envolvidos que dá para ficar horas e horas escrevendo e o assunto não seria esgotado, por isso é bem interessante que se tenha uma boa noção do que é e como é formada uma onda eletromagnética.

Entre os detalhes envolvidos estão a largura e direção da área atingida pela irradiação de uma antena com seu ganho máximo a meia potência, é o chamado lóbulo de irradiação, que tem como medida seu ângulo de abertura e seu sentido de direção, e que pode ser horizontal ou vertical.

Os principais parâmetros de uma antena são a resistência de radiação, o diagrama de radiação, a diretividade, o ganho, a polarização, a abertura efetiva, a impedância de entrada e a largura de banda.

O ganho depende da diretividade e de seu rendimento ou eficiência de transmissão, e o que determina a capacidade de transmissão de uma antena é a potência em watts.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.