Nesta breve descrição são fornecidas as funções básicas de um indutor (L), um capacitor (C), e um resistor (R).
Também estão incluídas as relações matemáticas da tensão entre os terminais e a corrente através destes elementos do circuito, como mostrado na figura abaixo.
Vamos considerar esses elementos como se fossem componentes ideais, isto é, L, C, representam um ótimo indutor, capacitor, e resistor, respectivamente.
Um indutor ideal libera toda a energia magnética e não armazena energia elétrica, este componente também não dissipa qualquer potência da fase, e nem altera o tempo da corrente elétrica, portanto, não altera a fase de tensão através de seus terminais.
A dependência do tempo é assumida como sendo a raiz quadrada média, em outras palavras é o valor RMS da corrente.
Em um capacitor de capacitância ideal, a energia depois de armazenada é liberada e é energia de tipo elétrico, pois capacitores não dissipam a energia.
Em um capacitor em fase da corrente elétrica lidera a fase da tensão da corrente elétrica, conforme demonstra a fórmula a seguir:
Um componente com perdas, quando sua dimensão é muito menor que a operação do comprimento de onda, é considerado resistor linear, nesse componente, a tensão e a corrente através de seus terminais estão em fase e a potência incidente é completamente dissipada.
Se tensão e corrente é a tensão RMS, a corrente através de um resistor de valor conhecido pode ser obtida através da lei de Ohm:
A potência dissipada é dada pelos elementos de RF: