Antena Para 2100 MHz

Quando o acesso à internet é ruim o usuário fica estressado, e não é para menos, como é “chato” querer ter acesso a algo e este acesso ser impedido, numa situação dessas logo surge uma sensação de frustração, afinal, o acesso é pago e a tecnologia de acesso vendida a peso de ouro.

Quando o acesso à internet é do tipo 3G, existem muitos recursos e técnicas a serem testadas, é óbvio que nem todos têm o prazer e a paciência, além disso, o que é bom para um determinado local ou uma pessoa, pode não ser bom para outro local ou outra pessoa, tanto isso é real que os técnicos das empresas de telefonia não explicam um monte de coisas.

Mas são justamente as novas descobertas que dão prazer, e eu sou do tipo que não dorme sem descobrir o “porque das coisas que me interessam”, e entre as coisas que me interessam estão as formas de como ter boa conexão em acesso 3G.

Radiofrequência, eletrônica e coisas do gênero correm nas minhas veias o dia todo e o tempo todo, por isso vivo sempre fazendo experiências com os temas que são importantes para mim, e dentro do possível, escrevo e disponibilizo o que sei para que todos possam fazer também suas experiências e utilizar os conhecimentos, afinal, “o conhecimento em si não vale nada, mas a utilização do conhecimento é que o torna algo de grande valor”.

Sempre meço a intensidade do sinal de radiofreqüência que transporta sinais GPRS, sinais EDGE e sinais 3G, assim tenho como saber o que acontece em termos de ganhos e avaliar os resultados, e para essas medições utilizo o software Mobile Data Monitoring.

Para saber se as minhas experiências são realmente válidas, sempre procuro fazer os testes nos locais em que o acesso à Internet é mais difícil, pois onde moro já conheço as melhores posições.

Como sei que no bairro “Rio do Meio” o sinal de celular e de acesso 3G é ruim (fica a 10 KM das torres das operadoras e tem como obstáculos morros), e só com o modem 3G “puro” procurei por uma área aberta (com grama à vontade) e o sinal de RF captado foi de –109dBm conforme é mostrado na figura abaixo:

Observe a barra onde mostra o sinal captado, são cinco “barrinhas” o valor mostrado é –109dBm, para os atendentes das operadoras este é um sinal de ótima qualidade, pois conecta numa boa e navega tranqüilamente em 3G, a verdade é que conectou, mas com muita lentidão, então resolvi encarar de frente meu objetivo.

Bem, fui até lá para testar a qualidade e o ganho do sinal da antena para 2100 MHz, e coloquei a antena no mesmo local onde foi feita a primeira medição só com o modem 3G, usando a antena houve uma boa melhora na intensidade do sinal, conectou normal, a intensidade sinal teve boa melhora conforme mostra a figura abaixo:

Alguém se deu conta de quanto é essa boa melhora? São 10 dBm de diferença, e para ondas de rádio da faixa dos Giga Hertz isto chega a ser até estranho, a conclusão é que os 10 dBm é o ganho de intensidade de radiofreqüência que é obtido com a antena de 2100 MHz.

Considerei o resultado melhor do que o esperado, mas sempre tem algo mais a ser aprendido, afinal eu me propus a fazer alguns testes, por isso fui armado de algumas ferramentas com esta finalidade, então resolvi colocar um refletor de antena que havia sido retirado de uma antena de 2,4 GHz, e o resultado obtido pode ser visto na imagem abaixo:

O resultado obtido foi mais 6 dBm de ganho usando o refletor, e com fatos se discute, mas com números não há o que discutir.
Para analisar com carinho, só com o modem a intensidade do sinal era de –109dBm, com a antena direcional sem refletor o sinal foi de –99dBm, e com a antena com o refletor o sinal medido foi –93dBm, e dava para melhorar, porque em algum momento dos testes foi obtido um sinal muito bom, conforme figura abaixo:

Existe um detalhe a ser observado na interpretação dos valores obtidos nas medições, os valores são mostrados em dBm e a leitura é feita ao contrário, ou seja, quanto mais negativo for o sinal é mostrado, pior é a intensidade do sinal, e conseqüentemente, pior é a conexão 3G.

Para não restar dúvidas a respeito da medida em relação a interpretação das medições, se a leitura da intensidade do sinal for 0 dBm, significa que está recebendo a totalidade do sinal, se a leitura for de –80dBm a intensidade é de 80% do total.

Para efeitos práticos, acima de –100dBm é considerado sinal com intensidade fraca, e mesmo que conecte, a navegação fica afetada, só para completar, um sinal de –90dBm é melhor do que um sinal cuja intensidade seja –97dBm.

As medidas e idéia de como deve ficar a antena para 2100 MHz estão na figura abaixo.

Outro detalhe a ser observado é a respeito da polarização da antena, os melhores resultados (os mostrados) foram obtidos com a antena na posição vertical, isso se deve ao fato das operadoras de telefonia também usarem antenas polarizadas na posição vertical.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.