Qual é Melhor Antena?

A pergunta de grande maioria dos compradores é qual é a melhor antena, a resposta é bem simples e bem clara: não existe a melhor ou a pior antena, as antenas são diferentes e são feitas para aplicação diferentes.

Uma coisa muito importante que é preciso ter em mente é que não é só a potência da antena que define o alcançe da transmissão, mas se as antenas tiverem suas descrições corretas, inclusive com a quantidade de dBi, e as antenas forem montadas num prédio de 8 andares de altura (em torno de 25 metros), deve chegar sem amplificação de sinal a
aproximadamente 6 quilômetros com uma antena de 8 dBi e a aproximadamente 16 quilômetros se a antena for de 15 dBi, isso levando em conta que o cabo coaxial que transporta o sinal do ponto de acesso até a antena não cause perdas significativas.

Com base no conhecimento e nas experiências que já fiz, tenho absoluta certeza que com cabo RGC 213 não existem muitas perdas até em torno do quatro metros, mas a partir dos quatro metros começam as perdas que vão aumentando gradativamente.

Mas os resultados não dependem só da potência do roteador e do ganho da antena, existem outros fatores, tais como ótima instalação das antenas, locais sem interferências e um equipamento adequado e também bem posicionado no lado onde se pretenda captar o sinal, onde sempre é sugerida uma antena direcional, geralmente de 24 dBi se a distância for meio grande.

Conforme já mencionei em outros textos, o maior alcance entre as antenas acontece utilizando menos cabo coaxial que for possível para evitar as perdas no cabo coaxial e o manter-se o R.O.E baixo.
[adsa1]
A principal diferença entre os dois tipos de antenas omni é o ângulo de abertura do raio de transmissão.

A antena de 15 dBi abre em torno de 8 graus, medindo na linha reta, sendo que 4 graus são para cima e 4 graus são para baixo, tomei como base as características de uma antena omnidirecional de boa qualidade (vou omitir o fabricante) com polarização vertical.

A antena omni de 8 dBi abre em próximo dos 15 graus, isso é quase o dobro, e baseado no ângulo de abertura é possível saber exatamente onde o sinal de rádio frequência bate no chão e até onde ele chega.

Com estas informações, podemos concluir que a antena de 8 dBi é uma antena muito boa para distâncias curtas, em especial para lugares onde é preciso cobertura de sinal perto do ponto de acesso (AP).

Então pode ser deduzido que utilizando uma antena omni de 15 dBi é possível que seja captado um sinal bem ruim num raio próximo do ponto de acesso (AP) e mais longe ser captado um sinal bem forte.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.