Sugestão Para Rádio

Sempre que se fala em rádio ou em transmissão em geral, para quem faz por hobby e/ou é do ramo, é a mesma coisa que botar cachaça no copo de alcoólatra.

Brincadeiras à parte, nesse texto não vou mostrar nenhum circuito, mas deixar uma ideia de como seria uma rádio comunitária ou um link de rádio, e com a possibilidade de ser usado até como uma web rádio, nesse caso o alcance seria o mesmo alcance da internet, ou seja, mundial.

Pela minha cabeça passa que um transmissor de rádio comunitária transmitiria os sinais de áudio para o espaço, e os ouvintes sintonizariam normalmente.

No caso de usar como link, o sinal seria transmitido e um receptor deve ser sintonizado na mesma frequência de transmissão do link, que por sua vez levaria o sinal a uma etapa de potencia de saída de radiofrequência e esta para uma antena.

De qualquer modo, um mixer teria o papel de misturar várias fontes de áudio, é bom ficar atento numa característica que nos dias atuais é de suma importância, que é a rapidez de todo tipo de comunicação e a interatividade.

Um amplificador de baixa potência serve como monitor, ele só vai “mostrar” o que é jogado para o transmissor em si, que pode ser o link, a saída de potência de radiofrequência de uma estação comunitária, ou a entrada de áudio de um computador que configurada será a estação de rádio de internet, nada complicado, apenas deve ser tudo bem casado.

O mixer (ou mesa de som) deve ter pelo menos 5 entradas, uma delas será para o microfone do locutor, outra entrada será para áudio previamente gravado.

E a novidade seria a inclusão de 3 linhas telefônicas de celular, essa opção torna a utilização como link mais evidente, porque poderiam falar ao mesmo tempo três repórteres e ao mesmo tempo o locutor, mas esse não é o fator principal.

O grande negócio nesse caso seria alguém a muitos quilômetros de distância informar sobre o tráfego nas estradas, o nível dos rios, enfim, qualquer coisa que pudesse ser útil para quem estivesse ouvindo a estação final.

Se forem usados telefones de dois chips ou de 4 chips duplicará ou quadruplicará a capacidade, só que é preciso ter em mente que esses telefones de dois chips ou mais não recebem duas ligações simultâneas, mas pelo fato de evitar mais ligações de fios poderiam ser utilizados.

Para fazer as entradas no mixer, deve ser usada conexão do fone de ouvido, assim evita-se um microfone a mais porque será utilizado o microfone do próprio cabo do fone de ouvido, e em um dos fones é pego o sinal de áudio para a entrada da mesa de som.

Uma configuração bem simples deve ser feita no telefone receptor, ele deve ser configurado para receber as chamadas automaticamente quando o fone estiver plugado, assim o locutor ou o mesário só estarão preocupados em controlar o nível do áudio que vem de fora.

Só deve ficar aberto o canal em que tiver um telefone plugado, por motivos óbvios, também convém deixar pré-ajustado cada canal que será utilizado, assim não precisa ficar abrindo e fechando o canal de áudio, quem ligar para o número do telefone que será a entrada já deve ter experiência ou ter aprendido como devem ser as coisas.

Experimentalmente foi um sucesso aqui, como link usei um rádio HT que transmite na faixa marítima, o receptor estava a 2 quilômetros de distância no alto de um morro, como transmissor final foi usado rádio base que opera na frequência de VHF (147.815 MHz) e foi “injetado” o sinal captado pelo rádio VHF marítimo.

Os telefones eram de colegas que participaram da experiência, mas posso adiantar que todos os telefones eram “importados” da China, o mixer não podia deixar de ser de fabricação própria, afinal, se tivesse que modificar alguma coisa teria como fazer.

Obviamente que para instalação definitiva devem ser observadas todas as ligações e previsto um nobreak para o caso de falta de energia, e também deixar os aparelhos celular com as respectivas baterias carregadas, e aí está, uma experiência que possivelmente alguém possa aproveitar alguma coisa, acrescentando que a transmissão via internet tem um delay de mais ou menos um minuto.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.