Sistema Controle Remoto

Os principais sistemas de controle que são utilizados para realizar o comando à distância de diversos aparelhos, dispositivos ou equipamento são o sistema através de fios, de radiação infravermelha (invisível ao olho humano) e o de radiofrequência  cada um desses sistemas tem suas propriedades.

O controle efetuado através de um fio (ou fios) que liga o operador ao aparelho tem como principal desvantagem a necessidade de operar a curtas distâncias.

Nos sistemas de radiofrequência obtém-se maior autonomia, além de maior precisão e complexidade no controle, os sistemas mais comuns de rádio controle que podemos ver diariamente estão nas mãos de crianças que brincam e nem se dão conta, são carros, barcos e aviões controlados por controle remoto.

O controle remoto de aeromodelos através de rádio pode ser feito por meio de dois equipamentos básicos, o mono canal e o multicanal.

No controle mono canal a transmissão é feita por apenas um canal de rádio, pode controlar, um leme de direção, transmitindo ordens do tipo virar para a esquerda ou virar para a direita e ainda acelerar ou desacelerar o motor do modelo, os equipamentos multicanal são muito mais sofisticados e podem controlar grande número de funções.

O sistema mono canal mais simples é formado por um transmissor, um receptor, um relé e um dispositivo eletromecânico que opera um balancim, e quando é acionada uma tecla de controle do transmissor, um sinal de freqüência constante é enviado ao modelo e amplificado pelo receptor, o sinal amplificado aciona o relé e este faz funcionar o balancim, que converte o impulso elétrico em mecânico.

Eletricamente falando, o controle remoto emite um trem de pulsos que é detectado pelo receptor, e o receptor, em função do trem de pulsos executa as funções, isso é válido tanto para o sistema mono canal quanto para o sistema multicanal.

O sistema multicanal funciona por meio de sistemas digitais de envio de pulso, através do sistema de pulsos é possível comandar a execução de uma função por estágios que são atingidos com o movimento da alavanca de controle do transmissor.

Um transmissor digital gera pulsos durante todo o tempo em que está ligado, são aproximadamente de 50 a 80 trens de onda por segundo que são enviados ao receptor, que amplifica o sinal e o leva ao decodificador, e o decodificador lê e interpreta os sinais e os envia ao servocomando apropriado, segundo a ordem que é recebida.

A radiação infravermelha é utilizada para enviar sinais nos controles remotos de aparelhos domésticos, como a televisão e vídeo cassetes.

O controle remoto envia mensagens codificadas por meio da luz infravermelha, para o aparelho controlado, e quando apertamos o botão do controle, fazemos essa luz piscar, emitindo pulsos longos e curtos que compõem um código binário, que é convertido em comandos pelo aparelho destino, as informações binárias que são enviadas ao aparelho dependem do botão que é pressionado no controle remoto, pois cada botão de controle corresponde um código específico que é gerado por um microprocessador, que, por sua vez, aciona um gerador de freqüência que envia os sinais para o equipamento controlado.

No equipamento controlado existe outro microprocessador, que tem por função receber os sinais e identificar o código recebido, se existirem aparelhos iguais no mesmo ambiente, com a finalidade de evitar interferência no aparelho errado, três códigos binários são enviados simultaneamente, o código da tecla pressionada, esse mesmo código invertido, e o código do fabricante do aparelho.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.