O Comprimento de Onda

Obviamente que para saber o comprimento de onda é preciso calcularmos, apesar de ser o bicho de sete cabeças para alguns, afirmo e provo de forma bem simples que basta dividirmos a velocidade da luz pela sua freqüência, veja o exemplo: lambda = C / fo
Onde: lambda = comprimento de onda
Fo = freqüência
C = velocidade da luz

O comprimento de onda não será o mesmo em qualquer meio, por mais estranho que possa parecer, no ar livre a onda terá uma velocidade, na água, por exemplo, a mesma onda terá velocidade diferente, devido ao obstáculo que a água é para uma onda eletromagnética.

Uma das questões mais intrigantes é saber se o comprimento muda ou não muda a freqüência, e mais uma vez, é muito simples: não muda se a velocidade de propagação da onda não mudar também, e é exatamente isto o que acontece em cabos coaxiais.

Parece difícil ainda? Bem, vamos a um exemplo:

Suponha que uma onda X tenha um comprimento de 1 metro no ar e que para percorrer este metro ela demore 10 microsegundos (10us).

Esta mesma onda X em um cabo coaxial terá uma redução em sua velocidade e em 10 microsegundos ela percorrerá apenas 0,66m.

Como a freqüência é igual ao inverso do período podemos perceber que a freqüência da onda não mudou, observe a fórmula: F = 1 / T

Onde: F = freqüência
T = período
Para 1 metro o período é de 10us, portanto: F = 1 / T = 1 / 10us = 1Mhz.

Para 0,66 m o período também é de 10us, portanto: F =1 / T = 1 / 10us = 1Mhz.

Note que só a velocidade da onda foi alterada mas a freqüência não teve alteração.

A esta diminuição de velocidade de propagação podemos chamar de fator de encurtamento.

O fator de encurtamento de um cabo coaxial é de 66% aproximadamente, por isto quando calculamos o comprimento de um cabo para que ele seja do tamanho do comprimento da onda devemos lembrar disto.

Vamos a outro exemplo de cálculo:

Vamos calcular para descobrir qual o comprimento de um cabo coaxial para um determinado lambda na freqüência de 200 Mhz.

Lambda = c / fo
lambda = 300.000.000 / 200.000.000 = 1,5 metro.
Comprimento do cabo = lambda x 66 / 100 = 1,5 x 66 / 100
Comprimento do cabo = 99 / 100 = 0,99 metro

O nosso resultado mostra que o cabo deve ter 0,99 metro ou 99 cm.

Este tipo de cáculo tem utilidade quando desejamos ligar um transmissor a uma antena sendo que o cabo tenha o comprimento ou um múltiplo do comprimento.

O objetivo de ter um comprimento que seja múltiplo do lambda é para obter o melhor casamento de impedâncias e menor onda refletida, principalmente quando se trabalha com freqüências de VHF ou menores.

É extamente por isto que os radioamadores (PY), os operadores de faixa do cidadão (PX) e alguns técnicos de retransmissores de TV vivem fazendo este tipo de cálculo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.