HT12D e Módulo de RF 433 MHz

Como sabemos, a rádio frequência está presente no nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos, ao abrir um portão, ao acender uma luz por controle remoto e tantas outras tarefas que são executadas com comandos enviados através das ondas de rádio frequência.

No link mostrei como fazer um transmissor para rádio controle usando o circuito integrado HT12E e um módulo transmissor de RF 433 MHz, nesse texto o objetivo é fazer o receptor, assim interessados podem montar o par e utilizar para o que melhor lhes convier.

Nesse projeto, o componente principal é o circuito integrado HT12D que é um decodificador, seu par é o HT12E, que foi usado no circuito transmissor.

O CI HT12e (do transmissor) gera um tom que somente o decodificador HT12D será capaz de decifrá-lo, a codificação é necessária para que um sistema de rádio controle não interfira em outro sistema de rádio controle, mesmo que funcionem na mesma frequência.

Usando componentes adequados é possível obter várias codificações que sendo aplicadas ao módulo transmissor, somente com o decodificador configurado para detectar a transmissão codificada será capaz de decodificar.

Para que um receptor decodifique os sinais enviados por uma transmissão, é preciso fazer com que as chaves do circuito do codificador tenham a mesma configuração do decodificador, é por isso que circuitos integrados do tipo CI HT12E e TH12D são produzidos para funcionar como pares, um codificando e outro decodificando.

O CI HT12D que é usado no circuito receptor e deve ter a mesma configuração do HT12E (que foi usado aqui), assim, se apenas uma das chaves, no caso, se a S1 estiver fechada no transmissor, no receptor, a chave S1 também deve estar fechada.

No esquema do transmissor ficaram todas as chaves abertas, mas, pelo menos uma delas deve estar fechada, e no receptor o esquema também indica todas as chaves abertas.

Lembre-se que é preciso que pelo menos uma das chaves seja fechada, e a mesma configuração que estiver para o transmissor deve também estar para o receptor.

O módulo receptor deve ser alimentado com 5 volts, os CIs HT12E e HT12D não suportam mais do que 5 volts, além disso, aumentar a tensão do receptor não vai fazer melhorar a recepção.

O circuito sugerido é para entender o funcionamento do transmissor e do receptor, o acendimento dos LEDs irá indicar isso.

Para acionar um relê, um módulo adicional deve ser providenciado, no caso, temos a possibilidade de controlar a distância 4 canais, o esquema desse módulo adicional é mostrado na imagem abaixo.

ibytes_acionar_rele
D1, D2, D3 e D4 são LEDs comuns, no canal onde foi instalado o módulo adicional o LED deve pode ser removido.

R1 é de 52K Ohms, na dificuldade de encontrar o valor recomendado, dois resistores de 100K em paralelo servem, também servem um resistor de 47K em série com um resistor de 4K7.

R2, R3, R4 e R5 são de 180 Ohms, e no caso de instalação de módulo de acionamento de relê, a ligação do resistor R1 (ponto 1) do módulo de acionamento do relê deve ser feita na junção entre o resistor e o LED.

Não ligue a base do transistor do módulo diretamente nos pinos do circuito integrado HT12D, pois dependendo das características do transistor, o CI pode sofrer danos, nos testes foram usados transistores NPN de sinal, tipo BC 549, BC 338, equivalentes servem, obviamente.

Note que a tensão que alimentará o módulo de acionamento é de acordo com as características do relê, que geralmente é de 12 volts.

Voltando ao receptor, é usado um módulo receptor de RF de 433 MHz, para o módulo citado, as ligações são as do esquema mostrado na imagem abaixo, mais simples impossível.

ibytes_ht12D_com_mod_rf

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.