Sirene de Tom Contínuo

O circuito a seguir pode ser alimentado com tensão entre 6 e 12 volts e pode ser usado como buzina eletrônica ou como sirene para alarmes, é recomendado o uso de um botão de pressão entre a fonte de alimentação e o circuito.

O tom que é emitido é determinado por C1 e C2, como existe gosto para tudo, quem desejar obter tons diferentes pode trocar os valores de C1 e C2, quanto mais baixo o valor de C1 e C2 mais agudo será o tom e vice-versa.

É interessante saber qual frequência de corte do alto falante que será utilizado para não gerar um sinal que o alto falante não responde ou tenha ganho ruim, para frequências mais altas recomenda-se o uso de tweeter para alta potência.

A potência de saída é aproximadamente 3 watts com resistência de saída em 4 ohms com alimentação de 12 volts, isso possibilita a utilização no carro, só lembrando que o desempenho depende também do tipo e tamanho do alto falante que for usado.

Um sub-woffer não responde bem as altas frequências, já uma corneta responde bem as médias frequências, um tweeter só responde bem as altas frequências, então escolha o transdutor de acordo com suas necessidades.

O transistor 2N3055 deve ser dotado de radiador de calor e se estiver aquecendo muito o resistor de 47R deve ser trocado por um resistor de 100R.

Os resistores são todos de 1/8 de watt, C1 e C2 devem ser escolhidos de acordo com o gosto do interessado, são utilizados 3 trasistores do tipo NPN, optei por BC 547 que são fáceis de encontrar em qualquer sucata, o único transistor de potência é um 2N3055, também pode ser usado o TIP3055.

A formula para obter a frequência do tom é a seguinte:

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.