Ibytes Web Site

HT12E e Módulo de RF 433 MHz

Circuitos que utilizam a rádio frequência estão presentes no nosso cotidiano e nem sequer percebemos, e muitas vezes, podemos nós mesmos realizar montagens que a princípio podem parecer muito complexas, desde que não tenhamos que montar circuitos de rádio frequência complexos, é perfeitamente possível.

Estou me referindo a um projeto, onde mostro como fazer um transmissor para rádio controle, nesse texto o objetivo é apenas o transmissor e o codificador.

Nesse projeto, o componente principal é o circuito integrado HT12E que é um codificador, seu par é o HT12D, que será usado no circuito receptor.

Como já mencionei, o CI HT12e é um codificador, ele gera um tom que somente o decodificador será capaz de decifrá-lo, esse arranjo é feito para que um sistema de rádio controle não interfira em outro sistema de rádio controle que funciona na mesma frequência.

No exemplo aqui mencionado, é possível obter várias codificações em função da posição das chaves S5 a S12, ao pressionar uma das chaves de S1 a S4 um tom é gerado e aplicado ao módulo transmissor MX-05V e o receptor receberá a transmissão codificada.

Para que o receptor decodifique os sinais enviados na transmissão, é preciso fazer com que as chaves do circuito receptor tenham a mesma configuração das chaves do CI HT12E.

Como exemplo posso afirmar que o CI HT12D (que será usado no circuito receptor) deve ter a mesma configuração do HT12E (usado nesse projeto), assim, se apenas uma das chaves, no caso, a S1 estiver fechada no transmissor, no receptor, a chave S1 também deve estar fechada.

No esquema ficaram todas as chaves abertas, mas, pelo menos uma delas deve estar fechada, e no outro CI, é preciso a mesma configuração para que o transmissor seja entendido pelo receptor.

 

Para aplicações simples este transmissor atende bem as necessidades, o alcance é de aproximadamente 25 com alimentação de 12 volts.

Para alcance maior, o módulo transmissor pode ser alimentado com 12 volts, mas os CIs HT12E e HT12D não suportam mais do que 5 volts, nesse caso, será preciso fazer uma adaptação no circuito colocando um regulador de tensão só para alimentar o CI HT12E, é preciso analisar se vale a pena.

Em breve vou disponibilizar o circuito receptor, que fará par com o circuito proposto aqui, até breve.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.