Ibytes Web Site

Diodo Zener Ajustável

Fim de semana, dia de mexer com alguns circuitos eletrônicos, e só em cima da hora é que se dá conta que aquele projeto de fonte de alimentação não sairá mesmo, e tudo porque falta um simples diodo zener.

Com as lojas fechadas, não terá como comprar nenhum diodo emissor de luz, o que dirá um diodo zener, mas certamente, nas gavetas de um aficcionado por eletrônica existem alguns transistores NPN e pelo menos um transistor PNP de média potência, mesmo naquelas placas de sucata, se este for o caso, o projeto pode ser montado no fim de semana.

Para quem gosta de inverter as coisas, ou por um azar muito grande não tenha disponível os transistores sugeridos, o circuito descrito pode ser montado de forma inversa, ou seja, de polaridade invertida, sendo assim, o Q1 passa a ser NPN e Q2 passa a ser PNP.

O que precisamos fazer é simular um diodo zenner, existem várias técnicas para simular esse componente indispensável numa fonte de alimentação, pois numa fonte estabilizada, geralmente o diodo zener é utilizado para fixar a referência de tensão numa fonte de alimentação.

O circuito da figura a seguir é a solução, pois permite obter um zener com tensão ajustável de 0.6 a 6 volts, o melhor é que utilizando componentes comuns.

O circuito, embora se mostre bem simples, é bem mais interessante se comparado a um diodo zener comum, existe a vantagem de poder ser ajustado com muita precisão, além disso, a capacidade de manusear uma corrente próxima dos 200 mA.

A tensão zener deste circuito pode ser ajustada entre 0.6 e 6 volts aproximadamente, e se forem alterados os valores de R1 e R2 para a metade dos valores sugeridos, serão obtidas tensões maiores, próximo dos 10 ou 12 volts.

O transistor Q2 deve ser montado em radiador de calor, pode ser pequeno, principalmente se o circuito operar próximo da máxima capacidade de corrente.

Devo chamar a atenção para o fato de que, apesar de simular um diodo zener, a linearidade do circuito não é muito boa se comparado a um componente real, isso significa que a tensão zener ajustada pode variar bastante com as mudanças da tensão de entrada e também em função da corrente que circula no circuito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.