Receptor Infravermelho

O receptor infravermelho mostrado na imagem abaixo tem como base um foto transistor di tipo TIL 78 que recebe o sinal modulado de um transmissor infravermelho como o mostrado nesse link.

Um receptor infravermelho pode ser utilizado para várias finalidades, no caso em questão, é para receber sinais modulados.

A aplicação mais simples pode ser o monitoramento da frequência de sinais infravermelho, nesse caso, um frequencímetro deve ser ligado na saída.

Outra aplicação pode ser o teste de controle remoto de qualquer tipo, nesse caso, a saída desse módulo deve ser ligada a entrada de um amplificador, certamente haverá surpresa ao descobrir a quantidade de tons invisíveis que pode gerar um controle remoto de TV.

Em conjunto com o link desse projeto pode ser utilizado como link de áudio, enfim, são tantas as aplicações que fica difícil enumerá-las.

Na saída o sinal será de acordo com a modulação do transmissor, portanto, se o transmissor transmitir em pulsos ou em modulação por voz, na saída será obtida exatamente o mesmo tipo de modulação.

A alimentação do circuito pode ser feita com tensão contínua de 5 a 12 volts, e só há um ajuste a ser feito, que é o ajuste de sensibilidade, esse ajuste é feito no trimpot de 1,2M, no mais, os cuidados de sempre para não ligar componentes diferente que que é indicado no esquema.

Abaixo segue esquema, a sugestão de layout para placa de circuito impresso, no caso, é 6 cm por 6 cm, para a disposições dos componentes conforme imagem mostrada.

receptor_ir_mod

receptor_ir_mod_layreceptor_ir_mod_vis

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.