Ibytes Web Site

Carregador Disp. USB

Um carregador de dispositivos USB é muito simples de ser montado, é basicamente uma fonte de alimentação utilizando o conhecido regulador de tensão 7805, com isso, mesmo que na entrada exista tensão de até 30 volts, na saída do regulador existirá tensão fixa de 5 volts, e nesse projeto é exatamente 5 volts de saída que serão necessários.

Os carregadores de dispositivos possuem um conector de 4 fios, são usados apenas dois fios, um deles para o 0 volt (zero volt) e um fio para o positivo de 5 volts positivos (+5v), todo o trabalho é fornecer 5 volts para o soquete USB, apenas isso.

Não existe nenhuma lógica especial ou diferente de carga, carregar a bateria de dispositivos USB é a mesma coisa que carregar uma bateria de carro, acrescentando que o circuito interno de controle do processo de carga da bateria funciona com os mesmos 5 volts.

 

Existem quatro tipos de conectores USB, o conector USB mostrado na figura abaixo é o mais comum, usado por pendrives e topo tipo de dispositivo conectado ao PC.

 

Existe também conector USB mini 4P, é um formato menor e é utilizado por câmeras, mp3 players, palm tops e outros.

 

Na verdade existem quatro tipos de conectores USB que utilizam os mesmos pinos, a diferença que existe é o formato físico.

Existem alguns formatos de conectores proprietários, geralmente são versões levemente modificadas de um destes quatro formatos, por serem inter compatíveis, é bem fácil encontrar adaptadores de diversos tipos para permitir o encaixe com cabos conectores de formatos diferentes.

O USB é um barramento serial, por isso os conectores possuem apenas 4 contatos, dois deles são para a transmissão dos dados, um para enviar, outro para receber, e os outros dois para a transmissão de eletricidade, e é justamente aí que entra esse projeto.

Os dois pinos para a transmissão de dados são os dois pinos mais centrais, enquanto os para energia são os dois externos, a identificação é fácil, é só olhar um conector USB com os contatos virados para baixo, o pino da direita é o positivo e o pino da esquerda é o terra, dentro do cabo, o fio vermelho é o positivo, o fio preto é o terra, o fio verde e o fio branco são os para transmissão de dados.

Depois da montagem, o único cuidado real é com a posição de soldagem dos fios de saída de tensão.

O transformador pode ser qualquer um com tensão de entrada de acordo com a rede de energia elétrica, os dois diodos são mais comuns que falta de dinheiro no bolso de brasileiro, o capacitor de 330 uF deve ter sua polaridade observada quando realizada a soldagem, o CI 7805 também é comum, a pinagem é mostrada na figura abaixo.

 

O LED tem a função de indicar que o circuito está ligados, demais componentes dispensam comentários.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.