Ibytes Web Site

Acoplador de Antenas

Quem gosta de rádio frequência e vive mexendo com pequenos transmissores quase sempre tem dificuldades para casar a saída do transmissor com uma antena, que geralmente é mal feita e cheia de ondas estacionárias, que em muitos casos acaba frustrando o sucesso da montagem.

Como as ondas estacionárias são invisíveis a olho nu, é necessário um medidor de ondas estacionárias (R.O.E.) para poder fazer os ajustes, não é raro o interessados em eletrônica ter um desses, e em muitos casos já existe um medidor em alguns tipos de rádios transmissores.

Independente de ter medidor ou não, um acoplador de antenas é uma ferramenta importante para qualquer montador ou ajustador de transmissores.

O circuito proposto na imagem abaixo é o esquema de um acoplador de antenas, foi projetado para a faixa VHF e suporta potência de até 7 watts, sendo mais do que suficiente para testar montagens de médias ou baixas potências.

 

O circuito pode ser adaptado para frequência de 27 MHz até 450 MHz, onde são alterados os componentes base, que são os capacitores de ajuste e a bobina L1.

Na faixa VHF em 144 MHz, C1 sendo de 10 a 100 pF e C2 também de 10 a 100 pF (são ajustáveis), não se consegue um bom R.O.E. na saída de rádio frequência com um pedaço de fio na saída, é aí que entra a função dos CX1 a CX4.

No lugar de CX1 sendo colocado um capacitor de disco cerâmico de 100 pF, teremos um capacitor que pode ser ajustado de 110 a 200 pF, se no lugar de CX2 colocarmos outro capacitor de 100 pF podemos ajustar de 210 a 300 pF, não há milagre algum nessa técnica, apenas é usada a associação dos valores dos capacitores envolvidos.

O mesmo ocorre em relação a CX3 e CX4, claro que para ajustar o R.O.E. de antenas sem um medidor não será possível, mas com um equipamento à parte ou embutido em um transmissor comercial será muito fácil ajustar qualquer antena, acho útil citar que nem sempre todos os capacitores CX1 a CX4 serão todos usados, depende dos ajustes e do resultado obtido.

Para a faixa de VHF, L1 é uma bobina de 5 voltas de fio enrolada em forma de 70 milímetros (0,7 cm) com núcleo de ar, usei fio 16 AWG no protótipo.

Para o ajuste para a faixa dos 27 MHz C1 e C2 devem ter ajustes de 10 a 300 pF, e os CX1 a CX4 de 220 pF, são todos capacitores de disco cerâmico.

Para a faixa dos 27 MHz, L1 é uma bobina de 5 voltas de fio enrolada em forma de 2 centímetros com núcleo de ar, usei fio 10 AWG para o protótipo.

Esse é um circuito simples, mas requer ajustes e é recomendado para pessoas que já estão familiarizados com a manipulação de rádio frequência.

Também é bom que o montador saiba identificar os valores dos componentes, pois a causa da frustração de muitas montagens está na confiança do aficionado na interpretação dos valores dos componentes por parte do vendedor, que na maioria das vezes só sabe ler o que está escrito numa pauta.

Visualmente ele identifica o componente, mas saber o valor em ohms, capacitância ou indutância é outra conversa à parte, eles não sabem na maioria das vezes.

O esquema é mostrado na imagem acima, a vista final na imagem abaixo, e é mostrado como se estivesse utilizando todos os capacitores citados.

 

O layout para placa de circuito é mostrado na imagem abaixo.

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.