Ibytes Web Site

Adaptador p/ Medir ESR

Para quem é hobbysta é raro ter a necessidade de verificar medidas ESR, mas também existem casos em que existe a necessidade de medir ESR, e como todo hobbysta geralmente tem pouco dinheiro ou é mão fechada, por isso não compra um medidor de ESR, na verdade, para muitos nem compensa comprar, a não ser que seja um profissional da área, em todo caso, este texto sugere fazer economia montando um medidor de ESR.

Após um pouco de pesquisa e de botar o meu único neurônio que resta para trabalhar, ficou evidente que se for usado um gerador senoidal adequado e um osciloscópio, é possível realizar medidas de ESR sem muito esforço e sem gastar muito dinheiro, apenas alguns poucos componentes são necessários, e são todos comuns, obviamente será necessário que o montador já possua um osciloscópio.

Já que os meus testes não estavam dando bons resultados com um circuito senoidal, me passou pela cabeça a utilização de gerador de sinal de onda quadrada, o circuito ficaria bem mais simples e barato e também ficaria bom o suficiente, fui fazer uns testes de bancada, e para a minha surpresa com sinais de onda quadrada o resultado foi muito melhor, então cheguei a conclusão que para alguns casos, seria bem melhor o resultado com ondas quadradas ao invés de onda senoidal.

A maioria dos medidores de ESR utilizam sinais de aproximadamente 100 kHz e 100 mVAC.

A baixa tensão evita problemas com a aplicação de tensão reversa dos capacitores eletrolíticos, além disso, a tensão é baixa o suficiente para manter os semicondutores funcionando e intactos nos circuitos até que a leitura dos resultados seja feita.

Na freqüência de 100 kHz, um capacitor de 10 uF ou maior é vistos como curto-circuito para a tensão alternada (ou corrente alternada).

Para este tipo de capacitores, a ESR pode ser encontrada por um ou outro capacitor comparando os resultados do teste com resistores de valor semelhante.

Um esquema simples de medidor de ESR é mostrado na figura abaixo, na verdade, um adaptador para medir ESR utilizando o osciloscópio.

Para capacitores acima 10uF, o sinal deverá permanecer onda quadrada, basta verificar as tensões de pico a pico sob três condições:

· Com o teste curto-circuitado, assim é possível compensar uma eventual resistência alterada.
· A tensão em circuito aberto: Vo
· A tensão em todo o capacitor em ensaio: V

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.