Ibytes Web Site

Detector de Proximidade Por Estática

O circuito sugerido na imagem abaixo é de um detector de proximidade cujo princípio de funcionamento é detectar a presença de pessoas (ou animais) tendo como base a captura da eletricidade estática.

Este método é confiável e econômico, tanto é que apesar da existência de sensores modernos, ainda existem muitos sistemas baseados na detecção de cargas elétricas.

Obviamente que não terá a mesma eficiência de um sensor micro controlado, mesmo porque, não são muitos aqueles que tem a experiência para fazer o ajuste de equilíbrio fino nos dois trimmers (C1 e C2) sem equipamento adequado, mesmo assim, mesmo que seja a título de informação, não deve ser desprezado.

No esquema temos que levar em consideração o sensor, que é um pedaço de chapa de alumínio (ou outro metal) medindo 10×10 cm ou 15×15 cm, outras medidas maiores podem causar instabilidade, principalmente se o sensor não for quadrado.

O sensor se comporta como uma antena de pequena dimensão, na verdade é uma antena aperiódica (sem sintonia) que é ligada a um circuito amplificador sintonizado formado por duas portas de um CI CD4049 e dois capacitores ajustáveis (C1 e C2).

O ajuste é feito de forma que deve ser obtida uma boa sensibilidade e sem falsos disparos, o sinal dessa etapa é aplicado a outra etapa.

Precisamente estes dois capacitores deve ser calibrado para obter uma boa sensibilidade e sem falsos disparos.

O sinal de saída é aplicado a uma terceira porta para aumentar a intensidade do sinal, e mais uma vez o mesmo sinal é aplicado em outra porta, e a saída é aplicada a um transistor que amplifica e casa impedância, e por sua vez faz acender um LED (D3).

Obviamente poderia ser um relê ou outro dispositivo, mas no caso aqui, o que nos interessa é saber o comportamento do circuito e fazer ajustes, e nada mais prático do que um LED para mostrar o que de fato acontece.
O circuito é alimentado por tensão de 6 a 12 volts, pode ser tensão de fonte retificada e filtrada ou até mesmo uma bateria de moto.

Como sugestão, depois de feitos os devidos ajustes, D3 pode ser trocado por um foto acoplador do tipo 4N25 e acionar um alarme ou outros tipos de avisos.

Se você não sabe como instalar um foto acoplador 4N25, não está apto para fazer modificações significativas.

O circuito integrado é um CD4049 que tem seis portas inversoras de alta sensibilidade, nesse circuito foram usadas 4 portas, no caso de instabilidade do circuito, aterre as entradas das portas que não são utilizadas.

D1 e D2 são diodos do tipo 1N4148, quem tiver como obter diodos de germânio do tipo 1N60, pode usar no lugar do 1N4148, nesse caso, a sensibilidade será maior.

ibytes_detector_proximidade

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.