Ibytes Web Site

Testador de Componentes

Quem me conhece sabe que eu não gosto de desperdiçar componentes eletrônicos, por isso, cada placa de qualquer equipamento jogado fora eu vejo como parte de um curso de eletrônica, porque ao reaproveitar componentes é preciso identifica-los e testá-los, e isso deve ser feito de um a um.

Na real, apesar de gostar muito da eletrônica, mas por não ter dinheiro para comprar componentes eletrônicos é que comecei juntando componentes nas sucatas, e aí, antes de usar era preciso saber se os componentes estavam funcionando ou não, e foi assim que peguei prática.

Tem aquelas situações onde existem condições financeiras para comprar qualquer coisa, inclusive componentes eletrônicos, parece algo ótimo, mas na prática não é.

Esperar pela identificação dos componentes feita por um vendedor é muito arriscado, a maioria deles não sabem nada de eletrônica e muito menos de componentes, a referência para eles é o que está escrito em alguma caixa ou embalagem, e é aí que mora o risco.

Aqui também não vou ensinar a identificar valores de componentes, mas sugiro um circuito que serve para testar capacitores e resistores, é um circuito simples com apenas seis componentes: 2 transistores, 2 resistores, um capacitor e um alto-falante.

O circuito completo é mostrado na imagem abaixo:

 

R1 = No protótipo foi usado um resistor de 1M2, mas o circuito funciona com qualquer valor de M até 3M3 mudando ligeiramente o volume e a frequência do tom gerado.

R2 = No protótipo foi usado 10K ohms, podem ser testados resistores de 220 ohms a 220K ohms, valores maiores podem ser testados no lugar de R1.

C1 = No protótipo foi usado capacitor de 100 nF, podem ser testados capacitores de 1 nF a 220 uF.

Q1 – Transistor BC 558, é transistor PNP de uso geral, pode ser substituído por equivalente, desde que observada a posição de ligação dos terminais base, emissor e coletor.

Q2 – Transistor BC 548, é transistor NPN de uso geral, pode ser substituído por equivalente, desde que observada a posição de ligação dos terminais base, emissor e coletor.

A alimentação é feita com fonte de 3 a 6 volts, nos testes usei duas baterias de 1.2 volts em serie, portanto, 2.4 volts.

Embora o circuito inicialmente tenha sido sugerido para testar capacitores e resistores, deve ter ficado fácil de perceber que serve também para testar o funcionamento e até descobrir a polaridade e os terminais dos transistores.

Para quem quiser dar uma olhadinha num vídeo e comprovar a simplicidade em montar o circuito, deixei uma gravação.

Se optar por montar na placa de circuito impresso sugerida, lembre-se, a placa de circuito impresso mede 4.5 x 4.5 cm.

 

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.