Fios Invertidos Já Era

Um circuito muito simples, mas que serve para evitar prejuízos no momento da ligação de equipamentos automotivos é algo que pode ser útil, mas que só é lembrado que seria alguma necessária proteção de uma ligação invertida seguida da inutilização do equipamento.

Frequentemente sou procurado para colocar “um aparelho de proteção” nos equipamentos de comunicação, tanto PX como VHF, afinal, são equipamentos relativamente caros e pelo fato de serem instalados em veículos diferentes com frequência acabam por ser ligados com os fios da alimentação invertidos.

Não é todo mundo que lembra ou sabe que o fio preto é o fio negativo, o fio terra, o fio da carcaça, não importa como é chamado, o que importa é que é fio comum entre negativo da bataria e o negativo da parte elétrica do carro.

O fio vermelho é o fio positivo com 12 volts de tensão, o pior é quando algum desavisado resolve que vai aumentar o tamanho dos fios e resolve que qualquer cor está bom e depois quando vai ser feita a instalação o aparelho é inutilizado por não lembrar qual é o fio negativo.

O circuito proposto é mostrado na figura abaixo, costumo colocar dentro do equipamento, porque não acrescenta nada na parte externa do equipamento, mas para aparelhos bem compactos pode ser criado o circuito e ser instalado na parte externa do aparelho.

O funcionamento do circuito é muito simples, se a ligação for feita corretamente o circuito fica inoperante, é como se ele não existisse, mas se os fios da alimentação forem ligados invertidos o diodo passa a conduzir fazendo com que o fusível se rompa, evitando que a tensão invertida alimente o equipamento e assim fica protegido contra ligações invertidas.

O diodo deve suportar no mínimo 10 Ampères e o fusível deve ser para 10 Ampères ou menos, o fusível original dos transceptores é para 5 Ampères, mas eles não se rompem quando há uma ligação de fios invertidos, o que se rompe são as trilhas de circuito impresso depois de colocar vários componentes ativos em curto.

Obviamente que deveria haver uma proteção mais eficaz prevenindo ligações invertidas, mas se ninguém ligar invertido logo não haverá mais consumidor.

É bom lembrar que o circuito sugerido protege contra a ligação invertida dos fios de alimentação, ou seja, se os fios da alimentação forem ligados invertidos o circuito entra em ação mesmo que o equipamento esteja desligado, e não importa qual é a tensão, por isso em outras aplicações também podem ser utilizado.

protetor_inversao_polaridad

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.