Ibytes Web Site

Conversor 24CC/12CC

Você nunca “torrou” algum aparelho por ter ligado em tensão superior da tensão que o aparelho suportava? Certamente que foi por falta de atenção ou por desconhecimento mesmo.

É comum que erros “bobos” sejam cometidos, principalmente quando foge um pouco do tradicional, como por exemplo, ligar um aparelho num carro porque sabemos que a tensão da bateria é 12 volts, mas será que é mesmo?

Nos automóveis de modo geral a bateria é 12 volts, mas a grande maioria dos ônibus e caminhões tem motores mais pesados e precisam de mais força no motor de arranque, além da corrente necessária ser maior, é comum que a tensão seja 24 volts.
E sem saber, qualquer equipamento automotivo é ligado sem fazer a medida de tensão, e nesse caso, era uma vez um aparelho funcionando.

Talvez sejam duas baterias e ligadas em série, nesse caso o circuito que proponho não serve para absolutamente nada, mas se for uma só bateria de 24 volts, o circuito será de grande utilidade, porque a sua função é baixar os 24 volts para 12 volts, e assim possibilitar que aparelhos de 12 volts sejam ligados no caminhão ou ônibus.

Como pode ser visto, o circuito proposto trata-se de um regulador ajustável de tensão que atua sobre um grupo de transistores que estão ligados em paralelo, e são eles que fazem o trabalho pesado, o regulador só se encarrega de fazer o controle de tensão.

No ponto onde indica 24 volts é a entrada do circuito, deve ser ligado no polo positivo da bateria de 24 volts, no ponto indicando 12 volts é onde é a saída, e conforme o indicado, a saída é de 12 volts, nesse ponto são ligados os aparelhos que funcionam com 12 volts, o negativo é comum a todo o circuito (GND).

Como se trata de um circuito de potência, os transistores devem ser dotados de dissipadores de calor, não esquecer da “mica” isoladora, o CI LM 317 também deve ser dotado de um dissipador de calor.

Para ajustar, gire o botão do potenciômetro de 10 K para a posição mais ou menos na metade do curso e conecte uma lâmpada de 12 volts por 50 watts, use um multímetro na posição DCV em escala superior a 30 volts e meça a tensão na lâmpada, verifique se está bem próximo dos 12 volts.

Se a tensão tiver muito acima dos 12 volts, movimente o botão do potenciômetro para que o multímetro marque 12 volts com a lâmpada conectada e acesa, esse ajuste é simples e será feito apenas uma vez, ele é feito para obter o máximo de brilho da lâmpada, com a saída de tensão em 12 volts.

Lembre-se que para não colocar equipamentos em risco, o multímetro deve registrar 12 volts com a lâmpada acesa, sem carga no circuito a tensão será por volta dos 18 volts, por isso a medição sem carga não é confiável.

ibytes_de24_para12Na figura acima é mostrado o circuito e toda sua simplicidade, se montado corretamente a sua eficiência será fácil de ser comprovada.

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.