Modulador Infravermelho

No esquema abaixo é mostrado um modulador de áudio para sinal infravermelho, onde é a fonte de sinal é o microfone de eletreto, para quem não entendeu, o microfone vai captar a voz e um LED IR vai emitir luz de acordo com o que for captado no microfone.

O circuito pode ser usado como link infravermelho ou para fibras óticas, a modulação é em amplitude e as aplicações dependem da imaginação do interessado.

O circuito pode ser alimentado por pilhas comuns, e o LED deve ser do tipo infravermelho comum caso não seja desejado que seja notada a ação do LED.

O circuito também funciona também com LEDs para faixa visível, o alcance não é muito grande e depende tanto do emissor quanto do receptor, com o uso de uma lente pode ser aumentado o alcance e obter maior eficiência.

Também pode ser usado um transistor de maior potência para a excitação de mais LEDs.

Segue o esquema, que por sinal é muito simples, os componentes são todos comuns, mas devem ser observadas as posições de soldagem dos transistores e do microfone de eletreto, que obrigatoriamente é de dois terminais.

Modulador-Infra-Red

A disposição dos componentes e o layout para paca de circuito impresso são mostradas nas imagens abaixo, no protótipo original o layout para circuito impresso ficou em 6 cm por 6 cm.

Mod-Infra-Red_vista

Mod-Infra-Red_plci

Não há ajustes a serem feitos, e conforme já foi citado, o microfone é um microfone de eletreto de dois terminais, os resistores são todos de um oitavo de watt, e os transistores de sinal para uso geral, um NPN e outro PNP, a alimentação é de 3 a 12 volts, e a tensão tem influência no alcance.

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.