Transmissor Codificado

Na figura abaixo é mostrado um circuito de transmissor infravermelho, em outro projeto aqui mesmo no Ibytes é descrito o circuito que faz o par, assim você pode montar o transmissor e o receptor, e poderá usá-los para controlar cargas ou dispositivos a distância, ou seja, sem fio e com um elevado grau de segurança.

O transmissor é formado pelo circuito integrado TEA 5500 que é um codificador de 10 posições, que lê linhas de entrada e, dependendo do estado destas linhas, será dado o código.

Note que a combinação dos pinos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 é que faz o código que é transmitido, no caso, o receptor só irá detectar o sinal do transmissor se as combinações dos pinos forem exatamente as mesmas, geralmente, as combinações são feitas com chaves DIP miniatura, mas nada impede que sejam soldados os pinos diretamente.


Depois de gerado o sinal codificado, um transistor é usado para amplificar, fazendo com que a emissão do sinal codificado passe a acionar o LED infravermelho que irradia o sinal sob forma de luz invisível a olho nu, ou seja, infravermelho

O circuito transmissor é alimentado por 6 volts que pode ser quatro pilhas AAA, note que os LEDs tem resistores limitadores, onde o desejo é de evitar desperdício da carga das pilhas e também a proteção dos LEDs, evitando que venham a se queimar.

Para transmitir, o LED IR deve ser posicionado de forma a emitir o sinal mais longe possível, e da mesma forma, o FOTO-DIODO ou foto transistor também deverá ficar livre de forma que “veja” o LED IR, é algo do tipo, “um tem que ver o outro”, mas não precisa fios, para quem desejar alcance acima de 4 metros, vai precisar usar um ou dois conjuntos de lentes.

O circuito não requer nenhum tipo de ajuste, se as ligações estiverem corretas, ligou funcionou.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.