Ibytes Web Site

No Volume Que Quero

O som alto que incomoda as pessoas pode não ser aquele que o desmiolado que tem mais investimento em potência sonora no carro do que o valor do carro.

Nos ambientes domésticos também existem problemas com o volume do som, seja do som, do vídeo game, e da própria TV quando se assiste a um jogo, a uma corrida ou a um filme, no caso da novela, nós homens que calemos a boca para não atrapalhar.

No caso de quitinetes, por exemplo, dá para escutar a TV do vizinho, mesmo que a potência seja de 1 ou 2 watts, e a situação piora quando as preferências por canais é conflitante, ou seja, um prefere um canal diferente, e aí um aumenta o volume para não escutar o som da TV do outro, e pode chegar a um ponto que podem gerar discussões.

Mas não é só com vizinhos, dentro da própria casa, às vezes o marido quer assistir algum programa na TV e a mulher quer dormir ou fazer outra coisa sem ser incomodada por qualquer tipo de som, entre irmãos acontece a mesma coisa.

Como nos dias atuais qualquer celular tem receptor de rádio FM e quase sempre ele nos acompanha em todos os lugares, inclusive no quarto, porque não usá-lo para receber o som da TV e escutar no volume que for mais confortável, mas sem incomodar pessoas que estão por perto.

Pensando nas situações descritas acima é que foi criado o micro transmissor para ser conectado na porta USB para retirar a alimentação e o áudio é retirado das saídas RCA, que é o padrão de saída da maioria das TVs, inclusive das Smart TVs.

Antes de tudo, não importa seu grau de interesse nesse projeto, se você é um desses amantes da eletrônica que ainda fede a fralda e leite com relação a micro transmissor, esqueça, pois além de não chegar ao objetivo, ainda pode estragar a porta USB da sua TV, e o autor não se responsabiliza por nada.

Os testes de funcionamento foram feitos usando uma Smart TV de 47 polegadas e uma TV de 32 polegadas, ambas da LG e atingiu exatamente o resultado esperado, sendo que na Smart TV foi necessário configurar para que a saída de áudio padrão fossem as saídas RCA.

O circuito é um oscilador na faixa da FM, embora a modulação seja feita em amplitude, a qualidade é boa, o som alto e nítido, obviamente que o receptor deve ser ajustado de acordo, ou seja, sintonizar no centro da frequência de transmissão.

 

Talvez o componente mais crítico seja a bobina L1, que consiste em 4 ou 5 voltas de fio 20 AWG sobre forma de meio centímetro (usei uma broca de 5 milímetros como forma), esse componente deve ser confeccionado pelo interessado.

C2 é um capacitor variável que pode ser ajustado para fazer o circuito oscilar em uma faixa livre de frequências, assim não causa interferências nas estações comerciais.

C3 é um capacitor de disco cerâmico de 5,6 pF, é preciso atenção na hora de adquirir esse capacitor, balconistas querem vender e não são todos os balconistas que entendem de codificação de capacitores, um capacitor de valor diferente faz com que não exista realimentação e o circuito não funcionará.

Q1 é um transistor 2N2222A, é um transistor NPN de chaveamento, mas respeitando a posição dos terminais, existem muitos transistores equivalentes para serem usados no lugar do 2N2222A, podem ser o BF 494 ou o BF 495, lembrando que a disposição dos terminais é diferente e o encapsulamento também, já que o 2N2222 é metálico e os BF são de plástico.

C4 é de 1N2, deve ser de disco cerâmico, sua função é estabilizar a tensão da base do transistor.

C5 não é crítico, pode ser de 33 nF a 470 nF, a função desse capacitor é fazer o acoplamento de áudio, quanto mais alto o valor, mais grave o som fica e quanto mais baixo o valor, mais agudo o som.

C1 é do tipo eletrolítico, a função é filtrar um pouco mais a tensão, não é crítico e qualquer valor entre 33 uF a 1000 uF funcionarão perfeitamente.

R1 é de 27 K ohms por 1/8 de watt, a função desse resistor é polarizar a base do transistor.

R2 é de 100 ohms, é importante na realimentação e na potência de transmissão, ou seja, no alcance, o menor valor para R2 é 39 ohms, onde o alcance da transmissão pode chegar a 150 metros, com R2 em 100 ohms o alcance fica em torno dos 50 metros.

Lembrando que o alcance não depende só do transmissor em si, depende também da sensibilidade do receptor.

 

 

O trimpot de 33K tem por finalidade ajustar a intensidade do sinal de áudio que vai chegar a base do transistor através de C5, dependendo da intensidade do sinal de saída da TV nem precisa ajustar, mas se o som estiver saturado na recepção, é preciso diminuir a intensidade de entrada ajustando o trimpot.

A alimentação poderia ser feita com pilhas, mas é chato ter que ficar comprando pilhas, e já que existem portas USB com 5 volts disponíveis, porque não tirar delas a energia necessária?

Mas tenha cuidado nas ligações, se forem invertidas as ligações dos fios da porta USB ela pode ficar danificada, então cuidado, se for usado um cabo USB original, o fio vermelho é o positivo e o fio preto é o negativo, o fio malha é ligado junto com o negativo, os fios verde e branco não são ligados a nenhum lugar.

 

 

Originalmente a ideia é ligar as saídas RCA juntas na entrada de áudio+, mas pode ser ligada uma saída P2 juntando-se os dois canais, lembrando que o som no receptor será mono, e observe a polaridade dos fios de áudio também, com relação ao fio terra.

Uma vez feita a montagem, confira tudo, confira de novo, se estiver tudo certo, conecte o conector USB numa das postas USB livres na TV, conecte os conectores RCA nas saídas de som e no celular abra o aplicativo rádio FM e faça uma busca para encontrar o local da transmissão.

Se ficar em cima ou muito perto de outra estação, movimente levemente o ajuste de C1 para mudar a frequência até encontrar um lugar onde não atrapalhe e não seja atrapalhado, esse na prática é o único ajuste que deve ser feito, e não use objetos metálicos para fazer esses ajustes.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.