Ibytes Web Site

Oscilador de 45 MHz

Um oscilador de 45 MHz pode ser o início de um projeto ou o complemento de um projeto, a finalidade de utilização vai da necessidade de cada um.

No oscilador proposto, é utilizado um transistor PNP que tem frequência de corte em torno dos 100 MHz, por ele trabalhar longe da área de corte de frequência é que ele se torna muito estável.

Outros transistores podem ser testados, nesse circuito o FZT789A foi utilizado, a potência de dissipação é de 2 watts e a tensão máxima de trabalho 50 volts.

O extremo do FZT789A é de uma resistência de 93m? sob 3A (saturado) e ganho 200 com corrente de 2 A.

L1 é uma bobinas de 4 voltas de fio 24 AWG sobre forma de 7 milímetros, e o ajuste da frequência é feito no VR1, equivalentes do diodo BB809 funcionarão, porém, os ajustes podem se tornar difíceis em função das características de cada diodo varicap.

Com o KV1471 não deu ajuste, isso porque ele vai de 2 pF a 7 pF, já o 1sv149 tem de 19 pF a 30 pF, expús esses detalhes porque a simples troca de um componente de sintonia altera completamente um circuito.

O ajuste fino da frequência é feito em VR1, se não conseguir, comprima ou expanda as espiras da bobina L1 de acordo com as necessidade.

Demais componentes dispensam maiores explicações, e lembro que minhas experiências são feitas com montagens em superfície ou em modo “aranha”, afinal, não vamos montar um circuito com diversas plaquinhas de circuito impresso.

Veja o circuito funcionando no vídeo abaixo.


O esquema do circuito pode visto na imagem abaixo.

Oscilador 45MHz

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.