Ibytes Web Site

Bloqueadores de Frequência

Este texto pode servir de alerta para aqueles que pensam que seus carros estão totalmente seguros após pressionar um botão do controle que liga ou desliga o alarme do carro ou para simples conhecimento, por envolver radiofrequência vou publicar na seção com textos sobre radiofrequência.

O fato do acionamento do alarme de carro ser pelo modo sem fio torna a vida muito menos cansativa, mais cômoda e ao mesmo tempo deixa o carro mais vulnerável no que diz respeito a segurança, virar uma chave na fechadura da porta é sem dúvida mais certo de ter mais segurança do que pressionar um botão de um controle remoto.

Claro que se o ladrão quiser roubar um carro, ele vai roubar aquele carro onde está mais fácil e ao mesmo tempo colocaria o ladrão numa condição de risco menor, então pegar um carro aberto é um convite para ser roubado.

Existem ladrões que não querem o carro, eles querem os objetos que ficam dentro do carro quando o motorista vai ao supermercado ou numa loja, ou quem sabe assistir um jogo de futebol no estádio ou ir ao shopping, enfim, quando o motorista fica a certa distância do carro e não pode vê-lo, mas confia cegamente no sistema de alarme.

Ocorre que o acionamento é feito através das ondas eletromagnéticas, e assim como em tudo na vida, vale a lei do mais forte, e um controle tem uma potência minúscula, basta ter um controle com a potência maior para fazer com que o receptor do alarme não consiga decifrar a codificação enviada até ele, se você já ouviu falar ou já teve problemas com TVI sabe ao certo do problema, em resumo, trata-se de uma interferência.

Na real, quando a pessoa aciona o alarme para fechar os vidros e travar as portas, o bandido já tem acionado o aparelho que causa interferência, geralmente o carro alvo é seguido e assim que estaciona em algum lugar se torna alvo.

O sistema que interfere é até simples, é um gerador de frequências com potência em torno de 1 watt na banda de frequências usadas pelos alarmes, portanto, é preciso ter atenção no sinal sonoro que indica que o alarme foi acionado.

Não precisa ser um aparelho de precisão, pois a intenção é interferir nos sinais eletromagnéticos enviados quando é tentado travar o carro, também existem sistemas que conseguem copiar o sinal de radiofrequência e o tom de áudio que é enviado pelo controle para o alarme, é um sinal codificado que é chamado de código de segurança da chave.

Para quem é bandido e não sabe nada de eletrônica compra pela internet em sites internacionais, o aparelho é oferecido como um controle remoto, mas existem modelos que além de interferir clonam os controles de quem estiver perto e acionar o controle.

A frequência mais utilizada nos controles que fecham vidros e travam as portas de carros é 433 MHz, mas quando esse aparelho é utilizado interfere nas ondes de rádio que são utilizadas, na linguagem popular: “bloqueia a frequência”.

Falando numa linguagem simples e ao mesmo tempo técnica, o aparelho que causa interferência é um simples controle remoto que utiliza as ondas de rádio com o objetivo de controlar aparelhos de áudio e de vídeo.

Só que ele usa a mesma frequência que é usada pelo controle remoto que trava o carro, então numa distância relativamente curta, se for acionado esse controle remoto, ele irá bloquear a informação do controle do proprietário do carro impedindo que o carro fique travado.

Diante disso, quem não desejar correr riscos vai ter que mudar os procedimentos na hora de estacionar, ao invés de apenas fechar a porta e acionar o alarme e seguir seu caminho, vai ter que conferir manualmente se as portas estão trancadas e ainda ter o cuidado para que não tenha ninguém por perto que possa clonar a frequência.

Ter cuidado é bom, com a tecnologia existente prevendo esse tipo de malfeitos, já existem trancas eletrônicas que geram códigos diferentes cada vez que são acionados.

Nesses casos a clonagem não funciona, em todo caso, o acionamento mecânico do veículo, seja com a chave ou baixando o pino da porta do carro inutiliza o equipamento.

É bom observar se é emitido o som do bip, pois quando o bloqueador está acionado não é possível ouvir o barulho do travamento das portas e nem o acionamento do alarme.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube