Ibytes Web Site

O Significado de dBi

O Decibel é Usado Como Unidade de Medida de Vários Níveis

O ganho de uma antena é medido em decibel, cuja sigla adotada é expressa como dB, e quando a unidade é expressa em dBi, a letra i significa que o maior sinal da antena foi comparado com o sinal de uma antena isotrópica que foi colocada no mesmo lugar.

O decibel é usado como unidade de medida de vários níveis de potência de forma relativa, como sempre existe perda de potência associada a extensão da transmissão, o decibel é usado para medir a relação entre a perda de potência e o ganho real.

A unidade de medida decibel começou a ser usada nos cabos de linhas telefônicas, inicialmente a medida chamava-se “bel” em homenagem a Alexandre Graham Bell, o decibel é uma unidade de medida interessante que pode expressar tanto perda quanto o ganho.

A medida pode determinar que um cabo tem alguns dB de perda e uma antena alguns dB de ganho, e os dois resultados afetam o mesmo sistema onde estão acoplados.

As grandezas expressas em dB podem ser somadas para obter a potência do sistema na sua totalidade, para não ficar sem exemplo, tome por base um transmissor com 30 dB de saída, com 10 dB de perda no cabo e 20 dB de ganho na antena, o sistema apresenta no total 30 dB de saída.

É numa situação como a do exemplo acima que fica evidente o grande valor e da utilidade da medida dB, pois é possível comparar componentes de diversos tipos dentro do mesmo sistema para calcular o efeito somatório.

A medida mais comum para expressar a potência de um equipamento de transmissão é dBm (dB de decibel e m de miliwatt).

0 dBm (0 dBm) é definido como 1 miliwatt (1mW) de potência e a maioria dos rádios 2,4Ghz disponibilizam entre 13 e 18 dBm de potência de saída, portanto, entre 25 a 50 mW.

A medida mais comum para expressar o ganho de uma antena na frequência acima de 1Ghz é dBi (dB isotrópico) e não é raro que o i seja desconsiderado ou esquecido, mesmo sendo muito importante.

A importância do i não deve ser desconsiderada, pois uma antena de 8 dB e outra de 8 dBi tem ganhos completamente diferentes, por isso quando pessoas experientes em antenas compram antenas e nelas está indicado apenas o “dB” sem demora o comprador pergunta ao vendedor se o dB indicado tem o mesmo significado que dBi, pois o fabricante deve deixar claro esse detalhe tão importante.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.