Ibytes Web Site

Tamanho Ondas de RF

Felizmente as coisas são como elas são, e ao contrário, talvez por dificuldades sempre existe quem gostaria de mudar a ordem das coisas, obviamente que algumas coisas é possível mudar, mas outras não tem como e papo final.

Quando se fala em rádio frequência, ou melhor, em ondas de rádio parece que falamos de algo sobrenatural, alguma coisa incompreensível, intocável e incontrolável, em parte é mesmo, mas conhecendo a grandeza é possível tirar muito proveito mesmo não tendo como alterar ou mudar o funcionamento.

Quando “se corta” uma antena, seja lá para que frequência for, as medidas devem ser seguidas, e isso não é por mera formalidade, claro que um pedaço de fio qualquer serve como antena receptora, mas para transmitir ondas eletromagnéticas existem critérios e eles devem ser seguidos.

O cálculo de modo simples para saber qual o tamanho de um elemento de uma antena parte do ponto em que deve ser conhecida a frequência que a antena será ressonante, ou seja, a sintonia da antena.

Como referencia, vamos supor que cortaremos uma antena simples, do tipo “L” muito utilizadas por operadores de rádios da faixa do cidadão (PX), e sabemos que a frequência de operação é na banda dos 27 MHz, e não é mera curiosidade de os operadores citam com frequência que operam em 11 metros.

Conforme citei, para saber o tamanho da antena é preciso saber o tamanho da onda da frequência, no caso sabemos a frequência, e por convenção sabemos a velocidade de propagação das ondas de rádio no vácuo, e dividindo a velocidade de propagação pela frequência de operação (em MHz) temos como resultado o tamanho da onda.

No exemplo, 3000/27000=11,11, também podemos cortar os zeros: 300/27=11, com esse resultado, não há como negar que é verdadeira a afirmação que o tamanho da onda da frequência de 27 MHz é de 11 metros.

Para rádio amador da faixa dos dois metros, também não é por acaso a afirmação de operar na faixa dos dois metros, e segue a mesma regra, ou seja, 300/144=2,08.

E assim é com todas as frequências de operação, porém, nas frequências são acima dos 300 MHz fala-se em micro-ondas, afinal, falar que opera na faixa dos centímetros ou de milímetros soa bem estranho, sem contar que nas faixas das micro-ondas grande parte são utilizadas para fins comerciais, e operador de rádio que se aventurar por essas faixas vai ficar falando sozinho.

Quanto ao tamanho dos elementos da antena “L”, surgem mais questões: Uso onda inteira? Meia onda ou 1/4 de onda? , o tamanho dos elementos de uma antena “L” de 1/4 de onda para a faixa dos 27 MHz é obtido utilizando a seguinte fórmula:

3000 / 27000) / 4= 2,77, ou seja, dois elementos iguais de 2 metros e setenta e sete centímetros.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.