Ibytes Web Site

Sobre Omni Direcional

Existe muita conversa verdadeira e séria, mas existe também muito papo furado a respeito de antenas, por isso surgem muitas dúvidas sobre os diversos tipos de antenas, neste texto, vou focalizar as antenas Omni direcionais.

Aqui mesmo no Ibytes, sugeri num dos projetos, a ideia de fazer você mesmo sua antena no projeto Faça sua Omni, quem é mais chegado na área wireless e leu o texto, me enviou e-mail dizendo que nem iria tentar por que não iria funcionar.

Mas pelo simples fato de dizer que não funcionaria, entendo que o cabo sugerido foi o de 75 ohms, que a antena nada mais era que uma extensão do próprio cabo coaxial, mas quem testou, comprovou o resultado.

Um antena Omni recebe o sinal de todas as direções e também transmite em todas as direções, o ganho de uma antena Omni é dado pelo número de elementos da antena, e principalmente, da qualidade do material é que utilizado na confecção da antena.

A antena que sugeri tem ganho de 1 dBi, mas tem a facilidade de colocar a antena em qualquer lugar, ou seja, no lugar mais alto que for possível, então se não teve ganho significado ganhou em posicionamento, e é assim com todo tipo de antena, quanto melhor a antena for estrategicamente posicionada, melhor será o alcance da transmissão e da recepção.

Para cada tipo de situação, existe um tipo de antena apropriado, e no caso da antena omni, assim como em qualquer tipo de antena, quanto maior for o ganho, melhor será o rendimento, mas não adianta ter ganho elevado se a antena for mal posicionada.

Havia sugerido antena omni de 1 dBi, mas aqueles aventureiros que querem fabricar suas próprias antenas, podem tomar como base o seguinte: para cada elemento da antena (40.5 mm), um ganho é somado, a parte viva da antena na realidade fica com 37 mm, que corresponde ao tamanho da onda de 2.4 GHz, as medidas exatas são muito importantes, e a construção pode ser feita tendo como base nas medidas citadas acima e colocando quantos elementos for mais conveniente, some 2 dBi a cada novo elemento a partir do segundo elemento, é uma maneira “grosseira” de ter uma ideia da quantidade de dBi que ficou a antena.

 

 

A palavra omni significa apenas que a antena emite e recebe num raio de 360 graus, ou seja, Omnidirecional.

Existem diversos fabricantes de antenas e especialmente potências diferentes, as antenas omni mais comuns são antenas as de 8 dBi e as antenas de 15 dBi, e sempre existe aquela dúvida básica de qual tipo de antena seria a melhor melhor antena, mas geralmente é escolhida a antena de 8 dBi pelo fato de ser muito mais barata.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.