Adaptações Placas Wlan


As placas wlan (placas de rede sem fio) são fabricadas para serem fáceis de instalar, exatamente por isso a antena é acoplada na própria placa, o objetivo é não ter o trabalho de passar cabos.

Mas um fator determinante nas comunicações via rádio é a chamada visada, isto é, quando uma antena pode “ver” a outra antena.

Quando existe visada a comunicação fica bem melhor e podem ser alcançadas maiores distâncias, obviamente que também depende da potência.

Quando não existe visada os obstáculos diminuem a intensidade das ondas e a comunicação se torna difícil, as vezes, impossível.

Com as ondas utilizadas por 802.11b é pior ainda, porque as ondas de freqüências de UHF são bastante sensíveis à obstáculos, até mesmo uma árvore prejudica o sinal.

Segundo dados fornecidos por alguns fabricantes, o alcance máximo externo com visada é aproximadamente cinco vezes maior do que o alcance interno, e o valor médio são 90 metros.

As placas wlan foram projetadas para serem utilizadas em computadores de mesa em ambiente interno.

Como a placa vem com antena acoplada de fábrica, e mantê-las em sua característica original, reduz muito o alcance e inviabiliza muitos projetos.

Por isso são feitas adaptações para permitir o acoplamento de antena externa, com a intenção de colocar a antena em um local o mais alto e livre de obstáculos e com isso obter a “visada”, aumentando o alcance entre as máquinas.

A maioria das placas já possui conector externo pronto, requerem apenas um cabo adaptador apropriado.

A dificuldade toda acontece porque estes conectores são raros de achar no comércio especializado, e pior ainda é que variam de placa para placa, por isso quem tem para vender pratica preços abusivos.

Eu mesmo fiz modificações em placas com objetivo de “isolar o conector” e deu certo, outra forma de não precisar um conector adicional é usar o conector da própria antena, claro que a antena será destruída, mas funciona e tenho feito muitas adaptações utilizando o conector da antena que vem acompanhando a placa wlan.

Também já soldei um cabo flexível direto na placa, pois para quem não precisa ficar tirando a antena isso não faz a menor diferença, mas é preciso ter domínio ao manusear um soldador, mas pelos e-mails que recebo, outras pessoas já fizeram o mesmo com sucesso, claro que existem pessoas que não conseguiram.

Atualmente as placas wlan custam valores em torno de US$ 30, mas já custaram em torno de US$ 300, de qualquer modo, existe risco de danificar a placa, e mesmo que consiga fazer a modificação estará modificando um equipamento original o que pode tornar inviável de “passar adiante”.

Citei aqui modificações, que não são tão perigosas assim, para quem não souber o que realmente pretende fazer e não saiba exatamente como fazer recomendo que não faça nada, não tenho como dar nenhum tipo de suporte, também me isento de qualquer responsabilidade.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).