Ibytes Web Site

Direcional ¼ Onda 1 MHz a 1 GHz

Neste link, é possível calcular antena direcional de 5 Elementos de 1 MHz A 1 GHz.

São calculadas as medidas para antenas direcionais de ¼ de onda de 300 a 999 MHz, para calcular antenas de outros tipos ou para outras faixas faixas de frequências, acesse o link adequado nesta mesma seção.

Na faixa de frequências UHF, qualquer milímetro a menos ou mais nas medidas fazem muita diferença em termos de ganho, o cabo coaxial deve ser de boa qualidade e não exagerar no comprimento, na verdade, quanto mais curto puder ser o cabo coaxial, tanto melhor, pois muitos elementos diretores e cabo coaxial muito longo gera capacitância que anula totalmente o ganho de uma antena.

Na imagem abaixo mostra o projeto para quatro elementos diretores, é possível colocar até oito elementos diretores, desde que, respeitadas as distâncias entre os diretores, em todo caso, reafirmo que elementos exagerados causam perdas ao invés de ganhos.

Essa configuração de antena direcional tem ganho aproximado de 11 dB, para ganhos maiores, ao invés de colocar mais elementos diretores, talvez seja mais interessante usar uma grade refletora, sendo a antena bem instalada em conjunto com uma grade pode acrescentar até dois terços de ganhos da antena.

ERRO AO CHAMAR SCRIPT Contato Ibytes

ifranantena_UHF_rfsim

Acesse o Canal Ibytes no Youtube