Qual Canal 2.4 GHz Uso?

Pronto, na teoria, já foi escolhido o local ideal para a instalação do ponto de acesso a rede, e agora?

Como saber até onde o sinal está chegando? Qual é o ganho das minha antena? Qual é a potência do meu roteador?

Essas perguntas precisam de respostas para saber se a recepção do computador cliente será satisfatória ou não, é preciso lembrar que o sinal pode estar chegando a 10 Km, mas também podem existir “pontos cegos” em qualquer rede wireless.

Já procurei bastante em vários sites, mas o software indispensável e que funciona para medir sinal de redes sem fio é o netstumbler, esse software roda bem no windows 95, 98 e no XP, no windows vista ele arrebenta e não tem quem consiga
fazer ele funcionar, acredito que o desenvolvedor parou de melhorar ele.

Esse programa funciona em conjunto com quase todos os tipos de placas e tem uma versão especialmente elaborada para palmtops, é o ministumbler.

O netstumbler mostra todas as redes que estão disponíveis e que sua antena capta o sinal, o software mostra o canal, o tipo de encriptação e outros detalhes, mas sem dúvida, a função que com certeza é a função mais usada é a função de relatório referente a intensidade do sinal que é captado, com isso é permitido que a gente possa ter uma idéia da cobertura da rede e também da intensidade do sinal em cada ponto, é um ótimo programa, além de tudo que faz pelos amantes das redes wireless, é um programa gratuito e que pode ser baixado em http://www.netstumbler.com.

O netstumbler não funciona em conjunto com o serviço Wireless Zero Configuration do Windows, por isso a primeira coisa que ele faz ao ser aberto é parar completamente o serviço Wireless Zero Configuration para acessar e “tomar conta” da placa wireless.

Se ao abrir o programa o scaneamento de estações não for iniciado, é preciso abrir o menu “devices” e escolher uma das opções para a sua placa wireless, a primeira opção faz com que seja acessado diretamente o hardware, essa é a opção default (Atheros) que mostra os resultados da varredura mais exata, é bom lembrar que essa opção não funciona com todos os tipos de placas.

A segunda opção é a NDIS 5.1 que utiliza o driver da própria placa e o driver do windows, nessa opção são bem poucas as placas que não funcionam.

Ao ser iniciado, o netstumbler mostra todos os pontos de acesso que sua antena esteja captando, não importando qual é o canal que está sendo usado.

A intensidade do sinal é indicada por um ícone, que se a cor for cinza, é a indicação de sinal bem fraquinho, se a cor for vermelha o sinal é fraco, se a cor for amarelo, o sinal é mais ou menos, e se a cor for verde, o sinal é bom.

A coluna signal+ mostra a intensidade do sinal em dBm. A coluna noise- mostra a intensidade do ruído e a taxa da relação sinal/ruído para cada uma das estações captadas, é bom recordar que não são todas as placas que medem corretamente a taxa de ruído.

O sinal é medido em uma escala negativa, por isso, quanto menos mostrar, melhor o sinal, para cada -3 dB correspondem a uma redução de 50% na intensidade do sinal, de forma que -95 dBm correspondem a apenas um quarto de -89 dBm.

O sinal mais fraco que pode ser captado por uma placa wireless é -92 dBm para ter uma conexão com a velocidade mínima que é 1 MB, e sinal de -72 dBm para ter conexão na velocidade máxima da placa, isso quer dizer que qualquer sinal acima de -72 dBm a velocidade será o máximo do hardware, note que -60 dBm é um sinal mais forte que -72 dBm.

Ter conhecimento das redes disponíveis é de enorme utilidade, pois com o nível do sinal e a informação de qual canal é utilizado, é certo que essas informações sejam utilizadas na hora de escolher qual canal será utilizado, obviamente será escolhido um canal livre para não ter que dividir o mesmo canal com outra estação, pois com a ocupação de duas estações na mesma frequência as duas estações serão prejudicadas, está aí uma boa oportunidade para aplicar as políticas de “boa vizinhança”.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).