O Tamanho da Onda da RF


Saiba como descobrir o tamanho da onda de cada frequência, é importante, pois sem essa informação não há como calcular antenas.

Tenho publicado alguma coisa sobre antenas, mas sempre restam dúvidas sobre o assunto, por isso escrevo de novo.

Como sabemos, cada tipo de antena tem suas características, mas todas tem uma coisa em comum: é preciso saber o tamanho da onda da frequência para poder calcular as medidas dos elementos e as distâncias entre os elementos que formam uma antena.

Aí começam as dúvidas: qual o tamanho da onda de uma frequência?

Para deixar as coisas complicadas eu poderia dizer que os cálculos são complicados e que tecnicamente existem muitos fatores que influenciam no ganho de qualquer antena.

Essa afirmação é correta, mas existe uma fórmula simples e acessível até para aqueles que não gostam de matemática.

Essa fórmula diz que deve ser usada uma constante, ou seja, um valor que não muda, esse valor é 142.5.

Sendo assim, sabendo o valor que é sempre o mesmo, precisamos saber para qual frequência que desejamos saber o tamanho da onda, para a partir desse resultado definir todos os elementos de uma antena.

Nesse ponto, precisamos saber também qual é o tipo de antena que vai ser cortada.

Existem vários tipos de antenas, cada tipo é melhor para uma determinada situação.

Não vou entrar em detalhes sobre as medidas dos vários elementos de uma antena, pois o objetivo nesse momento é descobrir o tamanho da onda de cada frequência.

Quem desejar obter medidas detalhadas para antenas acesse a seção antenas on-line, é uma seção dedicada a cálculos de antenas.

Sabendo que a constante é 142.5, e nosso objetivo é fazer uma antena dipolo, a famosa e econômica bigode de gato de meia onda para 27 MHz, basta dividir 142.5 pela frequência, o resultado é meia onda da frequência 27 MHz.

Nesse exemplo, o resultado é 5 metros e 27 centímetros, multiplicando por 2, o resultado é o tamanho da onda.

Agora sabendo o tamanho da onda de 27 MHz, podemos pegar o resultado obtido da constante dividida pela frequência e dividi-la por dois.

No caso, são 5 metros e 27 centímetros divididos por dois, o resultado são 2 metros e 63 centímetros para cada elemento da futura antena dipolo aberto, a conhecida bigode de gato.

Note que a soma das medidas dos elementos ativos é o valor da metade da onda, daí ser dito: de meia onda.

Para uma antena dipolo aberto para ¼ de onda, o cálculo é 142.5 divididos por 27 e o resultado dividido por 4.

Nesse exemplo, o resultado é 5 metros e 27 centímetros divididos por 4.

O resultado são 4 elementos de 1 metro e 31 centímetros, dois elementos são descartados e os outros dois elementos usados na antena dipolo aberto de ¼ de onda.

Recapitulando para nunca mais esquecer, digo que as ondas eletromagnéticas seguem um padrão, para cada frequência existe um tamanho de onda.

Para saber o tamanho da onda de cada frequência, usa-se a constante 142.5 e divide-se a constante pela frequência em MHz, o resultado obtido é meia onda da frequência.

Multiplica-se por 2 e temos o tamanho da onda inteira, com a informação do tamanho de onda, todos os tipos de antenas podem ser montadas seguindo fórmulas específicas para cada tipo de antena.

A partir do tamanho da onda, além dos elementos ativos, os diretores, os refletores, os elementos radiais ou qualquer outro elemento que faça parte de uma antena pode ser calculado.