Características GPRS

Com o GPRS, a informação é dividida em pacotes relacionados entre si antes de ser transmitida e remontada no destinatário.

A comutação de pacotes é semelhante a um jogo de quebra-cabeças (puzzle),onde a imagem que o quebra-cabeças representa é dividida em pequenas peças pelo fabricante e colocada em um saco plástico.

Durante o transporte do quebra-cabeças entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas.

Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem ele as remonta, formando a imagem original.

Todas as peças são relacionadas entre si e se encaixam, mas a forma como são transportadas e remontadas varia.

A Internet é um outro exemplo de rede de dados baseada em comutação de pacotes, o mais famoso de muitos tipos de rede.

Eficiência:

Usar a comutação de pacotes no GPRS significa que os recursos de rádio serão utilizados apenas quando os usuários estiverem enviando ou recebendo dados.

Ao invés de dedicar um canal para um usuário por um determinado período de tempo, o recurso pode ser compartilhado concorrentemente entre vários usuários.

Esse uso eficiente de recursos significa que um grande número de usuários GPRS pode potencialmente compartilhar a mesma largura de banda e serem servidos de uma única célula.

O número atual de usuários suportados depende da aplicação em uso e de quanta informação está sendo transferida.

Dada a eficiência do GPRS, há menor necessidade de investir em recursos que serão somente utilizados em horários de pico.

Portanto, GPRS permite que as operadoras maximizem o uso de seus recursos de rede de uma forma dinâmica e flexível.

O GPRS pode melhorar a capacidade de uma rede GSM pois, simultaneamente:

– Aloca recursos de rádio pouco abundantes de forma mais eficiente por suportar conectividade virtual.

– Migra tráfego anteriormente enviado através de CSDs para GPRS.

– Reduz o uso de canais de sinalização através da migração de tráfego que anteriormente era enviado via SMS para GPRS ao invés de usar a conectividade GPRS / SMS suportada pelo padrão GPRS.

Compatibilidade com internet:

De início, GPRS permite uma funcionalidade completa no que se refere a Internet Móvel por disponibilizar interoperabilidade entre a Internet existente e as novas redes GPRS.

Qualquer serviço atualmente utilizado na Internet, seja FTP, navegação na Web, chat, email, ou telnet, estará disponível através da rede móvel com o GPRS.

Na verdade, muitas operadoras estão considerando a oportunidade de usar GPRS como forma de ajudar a se tornarem Provedores de Serviço Internet (ISP).

A World Wide Web está se tornando a primeira escolha das pessoas que desejam acessar a Internet para entretenimento e coleta de informações, a intranet para acessar informações da companhia e conexão com colegas de trabalho e a extranet para acessar clientes e fornecedores.

Tudo isso deriva da World Wide Web com o intuito de conectar comunidades com interesses diversos.

Há uma tendência em se armazenar informações localmente por meio de pacotes de software específicos e acessar essas informações remotamente, via Internet.

Quando você quer checar sua programação de tarefas ou contatos, você pode ir a um site semelhante a um portal na Internet, por isso, a navegação na Web é uma aplicação importante para GPRS.

Como os protocolos em uso são os mesmos, as redes GPRS podem ser encaradas como sub-redes da Internet e os telefones GPRS compatíveis podem ser vistos como nós móveis dessa rede.

Isso significa que cada terminal GPRS pode potencialmente ter seu próprio endereço IP e ser endereçável por isso.

Suporte a TDMA e GSM:

Seria importante notar que o GPRS não é um serviço projetado para ser utilizado exclusivamente em redes móveis baseadas no padrão GSM.

O padrão IS-136 TDMA (Time Division Multiple Access), muito popular nas Américas do Norte e do Sul, também suporta GPRS.
Essa aceitação permite seguir um caminho evolutivo em direção às redes móveis de terceira geração, conforme acordado em 1999 pelas associações da indústria que suportam esses dois tipos de redes.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.