Medição dos Elementos

Um componente ideal para radiofrequência não existe, mesmo nas baixas frequências  e pior ainda é na faixa de microondas, devido as reatâncias parasitas pela proximidade dos campos.

Não importa se nas baixas frequências ou nas frequências de microondas, o fato é que cada componente tem associado a si campos elétricos e magnéticos, e também perdas que devem ser consideradas para cada circuito.

Quaisquer componentes elétricos liberam as energias magnéticas entre si e suas respectivas potências em relação a fonte são dissipadas na forma de calor.

Os valores relativos de C, L, R dependem da freqüência para a qual o circuito será ressonante, para descrever o comportamento elétrico, modelos de circuito equivalente para tais componentes são comumente usados.

Elementos que mostram como seria o circuito equivalente, no caso de radiofrequência  os elementos consistem em elementos de circuito de base, ou seja, L, C, ou R, com os parasitas associados indicados por subscritos, é bom lembrar que os circuitos equivalentes requerem informação bem completa e precisa destes componentes.

Isso requer modelos globais, incluindo os efeitos e causas, por isso a importância dos campos eletromagnéticos, dos efeitos de proximidade, do material de substrato, da espessura do condutor, e tudo associado as técnicas de montagem e aplicações.

Assim, uma representação dos elementos LC com seus parasitas e sua freqüência de ressonância é essencial para o modelo exato do elemento.

Um modelo LC é a indicação da freqüência ressonante do circuito, os modelos podem ser desenvolvidos por meio de simulação, de análise eletromagnética, e baseados em métodos de medição.

Os primeiros modelos de elementos agrupados foram desenvolvidos utilizando análise de equações, em 1943 (Terman) publicou uma expressão para a indutância de uma linha reta e fina metálica que mais tarde foi melhorada por Caulton, que adicionou o efeito da espessura da metalização.

A partir daí, existia uma fórmula aproximada para a indutância de um indutor espiral circular com boa precisão nas baixas frequências  e esta fórmula tem sido amplamente utilizada nos projetos de circuitos de radiofrequência  das baixas frequências até a faixa das frequências de microondas.

Muito foi e ainda é discutido a respeito de cálculos de indutância para diversas frequências  mas a realidade é que a teoria da modelagem de indutores tem sido baseado em dois métodos: a medição dos elementos aglomerados e a medição do acoplamento de linha.

A medição dos elementos aglomerados usa fórmulas de indutância livre no espaço em relação com a terra, estas fórmulas de frequências independentes só são úteis quando o comprimento total do indutor é uma pequena fração do comprimento de onda de funcionamento, e quando o valor da capacitância pode ser ignorado.

Na medição do acoplamento de linha, o indutor é analisado utilizando um multi condutor com até 10 indutores em série, estes elementos aglomerados no circuito de radiofrequência podem ser utilizados para prever se o desempenho de um indutor em espiral com duas voltas é razoavelmente bom até 15 GHz.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.