Febre de Redes Wireless

Atualmente é uma febre as redes wireless, ou seja, redes sem fio, são pessoas que querem instalar em suas casas ou escritórias as redes sem fios e se beneficiar das facilidades e diminuir os transtornos gerados pela instalação de cabos de rede, como furar paredes por exemplo, além de aproveitar e garantir a mobilidade dos computadores numa casa, além da dar maior mobilidade aos usuários de notebooks.

É claro que não se pode esquecer daqueles que desejam compartilhar a internet com seus vizinhos mais próximos, ou até quem sabe, emitir sinais a distâncias maiores, podendo ser por hobby ou até por necessidade.

Para instalar e gerenciar mesmo que seja uma pequena rede wireless, é preciso ter alguma noção de como instalar e ativar uma rede wireless, saber como fazer a configuração de roteadores, saber pelo menos um pouco sobre segurança e gerenciamento de acesso.

Esse texto aborda informações bem básicas, mas acredito que servem perfeitamente para empresas com estrutura operacional pequena ou até média, e serve também aos usuários domésticos e de condomínios.

Antes de pensar em distribuir sinal, devem ser analisadas as necessidades para determinar quem será o provedor de serviços de internet, saber qual o pacote de serviços, saber qual a velocidade de download, a velocidade de upload, e devem ser levados em conta a quantidade de usuários que terão acesso ao sinal.

Deve-se ter muita atenção no que diz respeito a assinatura de um plano de acesso à internet com um provedor de acesso à internet, seja por companhia telefônica, TV a cabo ou qualquer outro meio de acesso, deve ser observado que os planos de acesso possuem duas velocidades e que devem ser levadas em conta, é a velocidade de download e a velocidade de upload.

A velocidade de download geralmente dá o nome ao serviço, como exemplo, turbo 600 da brasiltelecom refere-se a velocidade com que os dados que vem do provedor até o modem de banda larga.

Toda vez que um e-mail é recebido, cada vez que uma página de internet é carregada, cada vez que um vídeo é assistido, cada vez que uma música é escutada, antes da execução do arquivo, é necessário que o arquivo seja “baixado” para o computador, ou seja, é feito o download do arquivo de um servidor na internet para seu computador.

Toda vez que um e-mail é enviado, toda vez que uma nova página em HTML, PHP, ASP ou outro em outro formato é publicada, quando o MSN ou o Skype é usado para enviar mensagem para alguém, está “subindo” arquivos do computador para a internet, é o mesmo que dizer que está sendo feito um upload.

O que existe de fato, é que nas casas é normal serem feitos mais download de arquivos, ou seja, é preciso prestar atenção na velocidade nominal de download.

Nas empresas, é costumeiro exigir mais velocidade de upload, isso é devido devido ao envio de e-mails com anexos, que geralmente são grandes, e enviados com muita frequência, e claro, existem outras necessidades.

A quantidade de usuários, também deve ser considerada, não importando se seja em residência ou na empresa, mas sempre tendo connhecimento da atividade que será desenvolvida através da internet, é óbvio que quanto maior for a velocidade do sinal melhor será o desempenho do sistema.

Resumindo, um sinal de 1 méga bytes por segundo (1 mbps) de download e um sinal de 1 méga bytes por segundo (1 mbps) de upload, pode ser usado com tranquilidade num ambiente de 50 usuários.

Depois de ter escolhido qual o plano de acesso que será utilizado, é hora de comprar o material, e o material deve escolhido de forma que sejam equipamentos que sejam de qualidade e sejam confiáveis, mesmo porque, uma rede tem que prestar serviço de acesso com estabilidade e segurança.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.