Ibytes Web Site

Antenas Omnidirecionais

A antena do tipo Omnidirecional é um tipo de antena que tem como principal característica fazer com que as ondas eletromagnéticas sejam transmitidas em todas as direções.

É um tipo de antena bem fácil de instalar por não precisar de ajustes no direcionamento, é um tipo de antena que é usado tanto nas estações de base (ponto de acesso) quanto nas placas de acesso (cliente).

O grande problema das antenas do tipo Omnidirecional é não ter bom funcionamento para enlaces longos, mas esse problema pode ser amenizado quando são utilizados amplificadores externos.

Esse tipo de antena é muito utilizado nas redes wireless, mas existem muitas outras faixas de frequências que usam antenas Omnidirecionais, uma dificuldade é que para frequências mais baixas está na forma de construir esse tipo de antena, por isso sua aplicação é na faixa de UHF.

O ganho da antena omnidirecional é de 1,2 dBi para cada elemento, porém, acima de 15 elementos a capacitância envolvida acaba anulando o ganho obtido, na prática verifica-se que a capacitância gerada pelos elementos coloca em curto-circuito o sinal anulando o ganho obtido, por isso não compensa nem tentar montar antenas omnidirecional para ganhos paires do que 18 dBi, e essa regra vale para todas as frequências.

Devido a tendência de se tornar pesada e difícil de montar, para faixas abaixo dos 400 MHz não é recomendada a montagem desse tipo de antena, mesmo porque, a antena omnidirecional é pouco utilizada em frequências abaixo dos 400 MHZ.

A utilização mais comum e conhecida é na banda dos 2.4 GHz onde operam as redes de computadores que não utilizam cabos como meio de conexão, onde os computadores se conectam utilizando a radiofrequência, e para isso utilizam no hardware placas Wlan.

No Brasil, a faixa de 2400.0 a 2483.5 é autorizada para utilização das redes de computadores, e banda é de 83.5.

Para a faixa dos 5 GHz a banda é maior e as condições de transmissão são melhores, pois não está congestionada (ainda) por isso as condições para transmissão são melhores e taxas que podem variar de 20 Mbit/s até 54 Mbit/s, além de permitir um maior número de usuários, minimiza os problemas relacionados com interferências e a qualidade de serviço (QoS) apresentados nas faixas de 900 MHz e 2.4 GHz.

A faixa de 5150 até 5350 MHz foi liberada apenas para uso indoor e a faixa de 5470 até 5725 MHz será usada para aplicações indoor ou outdoor.

Voltando a montagem de antenas, vou deixar um script para interessados na montagem de antenas omnidirecional, basta digitarem a frequência desejada e o tamanho dos elementos é calculado de acordo com a frequência.

Conforme citei acima, abaixo de 400 MHz não vale a pena, por isso o script não mostra resultados, e a frequência máxima para calcular é 9.99 GHZ, façam bom proveito.

antena_omni_com_tubinhos

Cálculos de 400 MHz a 9.99 GHz

Para 1.1 GHz digite 1100 e para 2.4 GHz digite 2400 e para 5 GHz digite 5000

Digite a frequência em MHz:

Se não sabe usar o script, assista o vídeo abaixo:

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.