Compartilhar Acesso 3G

O compartilhamento da conexão 3G é muito simples, o que é feito na realidade é transformar o computador em um servidor de rede e permitir a conexão em rede em modo ad-hoc (ponto-a-ponto), basta que exista a disponibilidade de uma placa de rede sem fios e a conexão 3G e estará praticamente pronta, são poucos cliques.

Partimos do pré-suposto que a conexão com a internet seja 3G, neste tipo de conexão, o software se instala e cria uma conexão do tipo “linha discada”, como nota-se, o trabalho “sujo”, que a é configuração do modem 3G o próprio software faz.

Chega de letras, vamos a um passo-a-passo:

Chegou a hora de realmente compartilhar a conexão 3G, tenha atenção, a configuração que permite o compartilhamento do acesso a internet é feita na conexão 3G que lhe conecta à Internet, muitos pensam que é na placa de rede sem fio.

Com o modem 3G desconectado vá ao menu Iniciar, Painel de Controle, Conexão de Rede e clique com o botão direito sobre a conexão 3G que foi criada pelo instalador, normalmente a conexão é chamada pelo nome da operadora, fiz testes com a VIVO e a TIM, e uso regularmente 3G da CLARO, todas funcionam da mesma forma no que diz respeito ao processo de compartilhamento da conexão, escolha a Conexão com o nome da operadora e selecione propriedades.

Na janela que aparece clique na guia Avançado, e marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e certifique-se de que a opção “Permitir que outros usuários da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexão com a Internet” fique desmarcada.

Clique em Ok e sua conexão estará “Compartilhada”, conecte-se à internet, mais ainda falta configurar a rede sem fios compartilhada, esse mesmo procedimento pode ser feito em desktop, mas o mais comum é fazer com notebooks, eu fiz com o meu EEEPC710 para liberar acesso à internet para o meu Nokia N95, uma vez quer ambos estão sempre próximos.

Sem os procedimentos a seguir, a conexão de rede sem fio com certeza sempre estará listada como “Não Conectada”; ela só será listada como “Conectada” quando outro computador (ou celular) for conectado na rede conectado através da conexão sem fio.

Vamos configurar a rede sem fios:

Vá ao menu Iniciar, Painel de Controle, Conexão de Rede e clique com o botão direito sobre a conexão sem fio, normalmente essa conexão é chamada Conexão de Rede sem fio, selecione propriedades.

Na janela que aparece, clique na guia Redes sem fio, e certifique-se de que nenhuma rede sem fio está sendo listada em Redes Preferenciais, se aparecem redes preferenciais listadas nesta área, todas devem ser removidas.

Clique no botão Avançado e na janela mostrada selecione “Apenas redes de computador a computador (ad-hoc)”, clique no botão Fechar.

A janela que foi mostrada antes será mostrada novamente, clique em Adicionar e outra janela será mostrada, é nesta janela que será criada a rede sem fios.

·Nome da Rede (SSID): será o nome da rede, ou seja, o nome pelo qual a rede será chamada pelos demais computadores.
·Autenticação de Rede: Aberta.

·Criptografia de dados: WEP (Para celular prefiro nenhuma, é chato digitar a senha sempre).

·Desmarcar a opção “Chave fornecida automaticamente”, para celular, prefiro deixar marcada a opção chave fornecida automaticamente.

Depois dessas etapas é só clicar no botão Ok e a nova rede será listada em Redes Preferenciais, provavelmente na primeira vez a nova rede ainda será listada com um “x” vermelho, e assim permanecerá até que exista uma conexão com ela.

Para certificar-se do funcionamento, clique no ícone da conexão de rede sem fio disponível na barra de tarefas, ou dê um duplo clique na sua conexão de rede em Conexões de Rede para ver a lista das redes sem fio que estão disponíveis.

Existem casos onde várias redes estão disponíveis, é por isso que é importante habilitar a criptografia de dados, clique na rede que você deseja conectar, no caso é no nome do celular ou do computador desktop, se tiver colocado senha de rede, a senha é solicitada, caso contrário, conecta direto.

Clique em Ok, o status da sua rede será listado como “Adquirindo endereço de rede” e assim que conectar mudará para “Conectado”,e pronto, estará conectado a rede.

Após esta etapa, o acesso à Internet é permitido usando a conexão 3G, enquanto a conexão estiver ativa, todos os computadores conectados terão acesso 3G à internet, o teste pode ser feito abrindo o navegador e acessar um site conhecido.

Para evitar quedas de conexão e outros problemas de instabilidade na rede sem fios, recomenda-se que todas as outras redes que estiverem listadas em Redes Preferenciais em todos os computadores sejam removidas.

Para configurar a rede com cabo o procedimento é o mesmo, porém, na escolha, ao invés da placa de rede sem fios escolha a placa com cabo de rede, também é possível marcar as duas placas e compartilhar em dois modos, deve prevista a queda de velocidade e tráfego de dados, já que todos os computadores, tablets ou celulares acessarão a internet através da frágil conexão do modem 3G.

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.