Wireless: A Definição

Uma conexão wireless é qualquer forma de conexão entre um sistema transmissor e um ou mais sistemas receptores que não requeiram o uso de fios, para tanto são utilizadas frequências de rádio ou sinais luminosos, geralmente na faixa do infravermelho.

Os sistemas que se conectam sem fio utilizam como meio de transmissão o ar ou o vácuo, são sistemas de comunicação que permitem o tráfego de voz, tráfego de dados, ou o tráfego de voz e de dados simultaneamente.

Em um sistema de comunicação sem fio que utilize as ondas de rádio a informação a ser transmitida é modulada em uma portadora.

Ou seja, ela é posicionada no espectro de frequências de modo que o mesmo meio físico possa trafegar informação de vários transmissores, desde que estes estejam utilizando uma faixa de freqüência que não esteja ocupada.

Por meio da modulação é possível fazer o deslocamento do espectro da informação para outra região não ocupada.

Na potência das ondas de rádio, o valor de atenuação é bem elevado se for comparado com um meio de transmissão como fios de cobre.

Isto limita o alcance de um transmissor, por outro lado evita a interferência entre transmissores que operem na mesma faixa de frequências.

Mas nem tudo é tão perfeito, existe uma elevada taxas de erros, a taxa de erros média em um canal de comunicação com fios é desprezível.

Mas em canais wireless, a taxa de erros é bem maior, e esta taxa elevada exige que dispositivos de comunicação wireless possuam sistemas que detectem e façam as correções dos erros.

Como o meio físico é compartilhado por todos os transmissores existe o problema da interferência quando estes possuírem potência suficiente, e estiverem operando na mesma região do espectro.

Para evitar este tipo de problema a utilização do espectro é regulamentada por agências governamentais.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).